Objetivo
- Ensinar como se aproximar e se relacionar com a sua audiência de forma efetiva
- Mostrar técnicas de relacionamento com o público
- Maior engajamento
Referência
O Knight-Cronkite News Lab é uma parceria em conjunto entre a Fundação John S e James L. Knight e a Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa Walter Cronkite da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA. O Knight-Cronkite News Lab tem como objetivo trabalhar com o jornalismo comunitário assim como o estudo de diferentes ferramentas e pesquisas dentro da comunicação.
Devido à pandemia, protestos contra o racismo e futuras eleições, o Lab trabalha com o projeto “Além da Isca”, uma iniciativa que visa implementar estratégias para aumentar o engajamento e a produção de pautas que se aproximem mais com as necessidades do público.
Resultados
- Proximidade com o público em um nível mais profundo
- Cerca de 150 ângulos de notícias gerados por usuários
- Uma média de 20 artigos apresentando após sugestões do público
- 5 artigos entre os 50 artigos mais lidos no site
- Aumento do tráfego por meio de pesquisas do Google (um artigo atraiu 65% das sessões por meio de pesquisas do Google e gerou 4x mais visualizações do que a média)
- Cultura da escuta entre a redação e a comunidade local
Como Medir:
> Pelo número de acesso da audiência
> Identificação e proximidade do leitor com a redação (que pode ser feita por meio de pesquisas, formulários ou comentários)
Passo a passo
Analise como funciona a mensuração do lugar que você trabalha (métricas, rede sociais, e-mail com feedbacks, etc.);
Realize um brainstorming junto com o seu time, para entender como cada indivíduo dele mede e interage com a audiência – não fique surpreso se perceber que muitos não vão saber responder a essa pergunta.
Após o brainstorming, avalie com o seu time os seguintes critérios:
- Feedback – vocês leem os comentários e feedbacks dados pelo público?
- Se sim, o que acontece depois? Vocês respondem a todos os comentários. Caso não, como funciona a seleção do que será respondido?
- Como vocês podem mostrar que a audiência está sendo escutada?
- Vocês já convidaram alguém que deu feedback sobre a matéria para conversar? Por que acham que tal ideia é importante?
Ensine os tipos de engajamento (“Extrativista”, “Transacional” ou “Relacional”) e colha opiniões. - Explique o que a equipe pode ganhar adotando essa prática de engajamento. Por exemplo: Histórias que são mais relevantes para o público, engajamento mais profundo com o conteúdo e crescimento de longo prazo na confiança e lealdade ao trabalho produzido.
Após mostrar os diferentes tipos de abordagem (na figura acima), realize o seguinte exercício:
Reúna um grupo para examinar quais práticas atualmente são usadas dentro da redação. Dê uma categoria de engajamento para cada situação já exercida.
Em seguida, os grupos podem avaliar quais práticas devem ser desenvolvidas para criar um maior engajamento que tenha valor mútuo e construa confiança e lealdade de longo prazo.
Por último, crie uma lista de tarefas e ações que o time pode realizar para começar esse engajamento na prática.
Crie uma agenda para fazer follow-ups e conferir se o seu time precisa de ajuda para inserir essas técnicas de engajamento.
Links