Objetivo
- Dar voz ao público
- Aumentar a relação entre os jornalistas e a audiência
- Mostrar como é possível e as consequências ao criar um canal de contato mais próximo do leitor, estabelecendo um jornalismo público
Referência
A TV 2 / Fyn é uma das oito estações de televisão regionais associadas à TV 2 / Dinamarca, que cobre a região da ilha de Funen. Foi a segunda estação de TV 2 estabelecida e começou a transmitir em 10 de janeiro de 1989.
Assim que a pandemia da Covid-19 se iniciou, a Fyn criou um canal para receber as dúvidas da audiência em relação ao vírus e, em troca, a equipe jornalística pesquisava e respondia as perguntas selecionadas. A partir disso, estabeleceu uma dinâmica de jornalismo público.
Resultados
- Melhora de 66% de percepção do público em relação à marca – TV 2 / Fyn
- 64% do público acredita que as notícias ficaram mais relevantes
- 61% concordou que a comunicação com a redação ficou mais acessível
- Criação de um novo subproduto dentro da redação
- Aproximação com conteúdos que antes não eram abordados pelos jornalistas
- Coleta de dados de como a população consome as notícias
- Aumento de ideias de pautas dentro da própria redação
Como Medir:
- Após realizar a primeira leva de pesquisas, distribuir um formulário para todos que enviaram suas perguntas para a redação. O formulário tem como objetivo entender como o novo modelo de abordagem e a criação de abertura entre a redação e o público impactaram na vida da audiência. Exemplo de perguntas:
- Tal ação melhorou a sua percepção sobre o (nome do veículo) dentro da sua comunidade local?
- Isso tornou nossa cobertura geral de notícias mais relevante para você?
- Como podemos melhorar a nossa cobertura futuramente?
- Espalhe os resultados com todos da redação
- Anote e avalie os pontos a melhorar constantemente
Passo a passo
- Entenda quem é o seu público. Quem são as suas personas, como elas se comunicam (e-mail, redes sociais ou quem sabe até telefone), idade e onde ela se localizam.
- Uma vez que as suas personas (plural) estão mapeadas, compreenda qual a melhor forma de abordagem para distribuir as pesquisas ou e-mails de comunicação. Por exemplo, se a maior porcentagem do seu público representa pessoas com +50, vale a pena investir muita energia divulgando a pesquisa pelo Instagram?
- Crie um formulário (pode-se usar o Google Forms, ou qualquer outra plataforma) ou crie um e-mail para as pessoas enviarem suas perguntas referentes a X tema (escolha uma temática para abordar a cada momento).
- Deixe claro como será o critério de avaliação das perguntas a serem respondidas (é claro que a redação não vai conseguir responder todas as perguntas. Além disso, há sempre pessoas que enviam dúvidas que não são relacionadas ao tema do momento. Por isso, a necessidade de ser transparentes nos critérios e no tópico abordados no momento pela redação)
- Caso alguém da audiência envie uma pergunta sem relevância, gaste um tempo para respondê-la com cuidado e atenção – não se esqueça que o objetivo desse projeto é se aproximar do público final.
- Responda as perguntas enviadas por meio de publicações nas redes sociais e criação de matérias.
- Dê voz ao público, a cada postagem, respondendo alguma pergunta do usuário. Indique e “tag” o nome da pessoa que a enviou, se possível.
Links