Caixa de Ferramentas da Diversidade

Em 2016

A Énois criou o Manual de Diversidade no Jornalismo, um guia aberto para orientar redações e escolas de jornalismo a se atentarem para a importância de um olhar diverso, com riqueza e pluralidade de perspectivas. Após o lançamento, fomos chamados para falar sobre o guia em universidades, redações e coletivos de comunicação.


Essa experiência nos levou a buscar caminhos práticos – e apoio – para as redações fazerem um jornalismo mais representativo.


Começou com uma pesquisa qualitativa sobre percepção da diversidade na imprensa, ouvindo mais de 30 organizações, jornalistas e intelectuais ligados à diversidade, para fazer um diagnóstico de onde e como é possível fortalecer e incluir a diversidade.

6 PILARES
Definimos 6 pilares da diversidade estratégica, áreas das organizações que precisam ser estruturadas a partir da representatividade.
1. Cultura

Cultura é o modo como nos comportamos nas redações, nos grupos, fazendo jornalismo. É como cuidamos uns dos outros enquanto trabalhamos para informar. Como falamos, escutamos, apoiamos, somos transparentes e cobramos e informamos também os que são produtores de informação.

2. Audiência
Audiência é o público que recebe a informação, é alcançada e empoderada pelo conhecimento do que está acontecendo no mundo. Tem a ver com conexão com as pessoas, escuta, diálogo, compreensão das necessidades, distribuição de informação e regionalização.
3. Equipe
Equipe é quem faz o jornalismo, as pessoas, suas visões de mundo, crenças, objetivos, vivências e como se veem, veem o mundo pra daí falar sobre ele. Aqui tratamos de questões como contratação, plano de carreira e treinamentos.

4. Gestão

Gestão é a engrenagem que sustenta a produção do jornalismo e permite que ela aconteça em uma organização, não de forma individual. É como se organizam, relacionam, planejam e financiam as empresas, os coletivos e organizações que produzem jornalismo. Está ligado à sustentabilidade.
5. Produto

Produto é a embalagem final da informação jornalística. O formato de entrega pode ir de um rap, um grafite, um texto, até um site, um app, um podcast, um jornal. Por trás dele está todo o processo de produção jornalística: pauta, apuração, edição, incluindo cobertura e recorte.

6. Distribuição

A distribuição jornalística é a ferramenta do jornalismo que pensa nas pessoas que irão acessar um conteúdo e não só no conteúdo em si. É também uma forma de retomar o nosso espaço e nossas narrativas na imprensa. É sobre tomar o controle da narrativa que queremos ecoar e o mais importante: começar a pensar onde mais queremos que essa história chegue. 

Organizamos a Caixa de Ferramentas jornalísticas de acordo com esses pilares.

E há também o Índice de Diversidade, um caminho de prática de diversidade, com métricas e ações traçadas com base em testes e pesquisas que fizemos com redações de diferentes perfis, entre elas a da Folha de S. Paulo.

EQUIPE

Coordenação: Nina Weingrill e Simone Cunha

Produção e pesquisa de metodologias: Alice de Souza, Danila de Jesus, Débora Komukai, Jamile Santana, Mel Oyá e Sanara Santos.

Conheça mais sobre

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