O jornalismo público pode aumentar a confiança da audiência?

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

  • Dar voz ao público 
  • Aumentar a relação entre os jornalistas e a audiência 
  • Mostrar como é possível e as consequências ao criar um canal de contato mais próximo do leitor, estabelecendo um jornalismo público 

Referência

A TV 2 / Fyn é uma das oito estações de televisão regionais associadas à TV 2 / Dinamarca, que cobre a região da ilha de Funen. Foi a segunda estação de TV 2 estabelecida e começou a transmitir em 10 de janeiro de 1989. 

Assim que a pandemia da Covid-19 se iniciou, a Fyn criou um canal para receber as dúvidas da audiência em relação ao vírus e, em troca, a equipe jornalística pesquisava e respondia as perguntas selecionadas. A partir disso, estabeleceu uma dinâmica de jornalismo público.

Resultados

  • Melhora de 66% de percepção do público em relação à marca – TV 2 / Fyn
  • 64% do público acredita que as notícias ficaram mais relevantes
  • 61% concordou que a comunicação com a redação ficou mais acessível 
  • Criação de um novo subproduto dentro da redação 
  • Aproximação com conteúdos que antes não eram abordados pelos jornalistas 
  • Coleta de dados de como a população consome as notícias
  • Aumento de ideias de pautas dentro da própria redação 

Como Medir:

  • Após realizar a primeira leva de pesquisas, distribuir um formulário para todos que enviaram suas perguntas para a redação. O formulário tem como objetivo entender como o novo modelo de abordagem e a criação de abertura entre a redação e o público impactaram na vida da audiência. Exemplo de perguntas:
  1. Tal ação melhorou a sua percepção sobre o (nome do veículo) dentro da sua comunidade local?
  2. Isso tornou nossa cobertura geral de notícias mais relevante para você?
  3. Como podemos melhorar a nossa cobertura futuramente? 
  • Espalhe os resultados com todos da redação
  • Anote e avalie os pontos a melhorar constantemente 

Passo a passo 

  • Entenda quem é o seu público. Quem são as suas personas, como elas se comunicam (e-mail, redes sociais ou quem sabe até telefone), idade e onde ela se localizam. 
  • Uma vez que as suas personas (plural) estão mapeadas, compreenda qual a melhor forma de abordagem para distribuir as pesquisas ou e-mails de comunicação. Por exemplo, se a maior porcentagem do seu público representa pessoas com +50, vale a pena investir muita energia divulgando a pesquisa pelo Instagram? 
  • Crie um formulário (pode-se usar o Google Forms, ou qualquer outra plataforma) ou crie um e-mail para as pessoas enviarem suas perguntas referentes a X tema (escolha uma temática para abordar a cada momento).
  • Deixe claro como será o critério de avaliação das perguntas a serem respondidas (é claro que a redação não vai conseguir responder todas as perguntas. Além disso, há sempre pessoas que enviam dúvidas que não são relacionadas ao tema do momento. Por isso, a necessidade de ser transparentes nos critérios e no tópico abordados no momento pela redação)
  • Caso alguém da audiência envie uma pergunta sem relevância, gaste um tempo para respondê-la com cuidado e atenção – não se esqueça que o objetivo desse projeto é se aproximar do público final.
  • Responda as perguntas enviadas por meio de publicações nas redes sociais e criação de matérias. 
  • Dê voz ao público, a cada postagem, respondendo alguma pergunta do usuário. Indique e “tag” o nome da pessoa que a enviou, se possível. 

Links

https://constructiveinstitute.org/news/blog-can-public-powered-journalism-boost-trust-from-audiences/?utm_medium=email&_hsmi=92249395&_hsenc=p2ANqtz-_rXODB-cYwqhh-pjZPx6FDjuOmSTQhKo0iQOEyCKaXfOJNxF2gVi6L9xbXeFwOp5gF4qZk2oHg4S-2Myg0UYRoZjpbKMvqJIX7cKUtDpc-aWuNJXs&utm_content=92249395&utm_source=hs_email

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