Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como Inteligência Artificial pode apoiar a captação de recursos

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

Alcançar mais recursos financeiros por meio da organização da área de captação e eficiência na elaboração de propostas, usando Inteligência Artificial

Referência

Nessa ferramenta, organizamos as experiências da Énois sobre o uso de Inteligência Artificial na área de captação de recursos e compartilhamos as possibilidades que descobrimos

Resultados

Resultados

  • Aumento do número de propostas enviadas
  • Organização dos programas e projetos que devem ser feitos
  • Crescimento da receita captada via projetos de edital e filantropia

Passo a passo

  1. Comece e termine o processo com humanes 

Pode ser tentador fazer tudo via IA, mas ela gera conteúdo a partir de uma base. Precisamos rever qual é essa base – e preferencialmente produzi-la – e rever o resultado final. Ou seja, você e sua equipe são o ponto de partida e de chegada, a IA é um apoio de edição, a base é a inteligência humana mesmo.

  1. Comece desenhando as propostas, você mesmo

A inteligência artificial generativa (a que produz novos conteúdos a partir de uma base) não deve ser usada a partir do nada. A referência deve ser a visão de futuro e os projetos que a organização tem.

  1. Use a IA para te apoiar na escrita

A IA pode entrar já neste estágio, mas não criando os conteúdos, apenas editando. você pode, por exemplo, escrever de uma forma mais simples, tendo mais ideia de onde quer chegar do que já chegando mesmo é explicar e pedir para que a ferramenta te auxilie a escrever da forma que precisa. Valide com a equipe, faça correções para chegar numa proposta final que espelhe os objetivos da organização.

  1. Edite as propostas-base para as oportunidades

    Uma vez tendo os projetos que quer implementar escritos e validados com a equipe, você pode usar a IA para adaptar às oportunidades de captação para a realização deles. 

5. Sempre que usar dados, cheque

Propostas demandam pesquisa, contexto, apuração mesmo. Da mesma forma que no jornalismo, é preciso que elas sejam oficiais, atualizadas e checáveis. Se você usar algum dado ou informação trazida pela IA, peça a fonte, busque fora da ferramenta pelas bases. Não confie em informações sem fonte, especialmente dentro da ferramenta, que erra e inventa muito.

Links

https://www.linkedin.com/posts/simone-cunha-a42944a_voc%C3%AA-tem-usado-intelig%C3%AAncia-artificial-na-activity-7169349609243328512-esrZ?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Pular para o conteúdo