Caixa de Ferramentas da Diversidade

Cuidados básicos com a linguagem ao produzir sobre questões trans

Tempo de leitura: 4 minutos
Objetivos

. Qualificar a cobertura sobre as comunidades trans

. Reduzir erros, uso de estereótipos e violações de direitos na cobertura do tema

. Ampliar a cobertura responsável sobre pessoas e questões trans

Referência

A mídia tem uma grande responsabilidade quando se trata de garantir uma cobertura precisa e sensível das comunidades trans, pois é às vezes a principal fonte de informações sobre o tema. Nos últimos anos, cresceu o número de reportagens, entrevistas e conteúdos produzidos, porém, embora muitos veículos tenham publicado algumas histórias precisas e cuidadosas, grande parte da cobertura sobre o assunto ainda é falha para o público e as questões trans.

O Guia de Estilo da Trans Journalists Association é uma ferramenta que repórteres, editores e gestores de mídia podem usar para começar a melhorar a cobertura. Ele fornece uma visão sobre a linguagem apropriada, deficiências comuns e medidas que os jornalistas podem seguir para melhorar sua cobertura.

Resultados

. Redução do uso de termos pejorativos e estereótipos 

. Ampliação da cobertura de questões trans

. Formação para as equipes no tema

Como medir

. Feedback de pesquisadores do tema e comunidade trans

. Auditoria da linguagem usada nas reportagens

. Auditoria qualitativa e quantitativa da produção de reportagens

Passo a passo

Quando outras fontes nomeiam erroneamente ou erram o gênero de uma pessoa trans. Um amigo, membro da família ou a polícia podem transformar o gênero ou nomear incorretamente sua fonte. Não use essa citação em sua matéria sem uma correção. Use colchetes para substituir as informações incorretas pelas informações corretas. Para reportagens em vídeo ou áudio, os repórteres devem encontrar outro trecho ou escrever sobre o erro. Se isso não for possível, considere não usar essa pessoa como fonte. Você também pode informar ao ouvinte/espectador e tarjar essas palavras, como faria com um palavrão ou informações pessoais protegidas.

Escrevendo sobre alguém no passado. Use o nome e os pronomes atuais de alguém ao escrever sobre essa pessoa no passado, a menos que eles lhe digam algo diferente.

Não identifique alguém como trans, a menos que seja relevante. Se você está trabalhando em uma reportagem não relacionada a questões de transgêneros e uma pessoa que você está citando é trans, normalmente não é necessário mencionar que ela é trans. Apenas escreva essas informações se for necessário contextualizar uma citação ou explicar a inclusão da fonte.

Cuidado com o gênero. A menos que a experiência individual da fonte com o gênero seja parte integrante da compreensão da história, não há necessidade de mencioná-la. Quando uma explicação mais profunda do gênero de alguém é importante para a história, uma explicação pode ser apropriada. Nesses casos, a repórter deve ter o cuidado de usar apenas palavras que a pessoa usa para explicar seu gênero. Além disso, deve evitar mencionar o sexo designado de uma pessoa trans no nascimento.

Nunca revele suas fontes. Algumas pessoas trans não querem ser expostas. Como acontece com qualquer fonte, certifique-se de que elas entendam as implicações de aparecer em sua matéria. Esclareça se as informações confidenciais que compartilharam estão registradas. 

Alterar/remover nomes em matérias publicadas. Se uma pessoa trans entrar em contato com uma redação ou repórter pedindo que uma matéria seja atualizada com seu novo nome ou para remover informações que excluem a pessoa como trans, as redações devem sempre fazer essas alterações quando possível. Nos casos em que mudaria materialmente o conteúdo da peça, considere tornar essa pessoa anônima ou apenas usar o primeiro nome. Essas mudanças têm pouco ou nenhum impacto nas redações ou repórteres quando se trata de trabalhos já publicados; no entanto, eles podem ter um grande impacto na vida de uma pessoa trans.

Mudando assinaturas. Quando um repórter, editor ou redator muda de nome, as organizações de notícias devem atualizar as assinaturas de matérias anteriores para refletir o novo nome da pessoa.

Não iguale gênero e anatomia. Evite igualar gênero e anatomia em sua cobertura. Isso é particularmente prevalente ao escrever sobre “saúde dos homens” e “saúde da mulher”. Considere se esse enquadramento é transinclusivo. Quando você escreve a palavra mulheres, você está incluindo mulheres trans? Isso se aplica a pessoas não binárias e homens trans? Em vez de simplesmente escrever “homens” ou “mulheres”, considere quem será afetado pelo assunto sobre o qual você está escrevendo. Por exemplo: pessoas com ovários, pessoas com próstatas, pessoas que podem engravidar. Em alguns casos, a resposta não é imediatamente clara e pode ser necessário consultar um especialista. Se você não conseguir encontrar uma resposta, pode usar “homens /mulheres cis e algumas pessoas intersex e trans”. 

Tome cuidado para não fazer perguntas ofensivas ou inapropriadas. Não pergunte a ninguém sobre seus órgãos genitais, hormônios ou procedimentos médicos. Em casos raros em que essas informações são relevantes para a matéria, pergunte à pessoa que você está entrevistando se ela se sente confortável em compartilhar essas informações publicamente. Algumas fontes podem se sentir confortáveis ​​em compartilhar detalhes com você, mas não querem que algumas informações sejam publicadas. Certifique-se de delinear o que está dentro e fora dessas áreas. Peça apenas as informações de que você precisa para a história.

Não pergunte sobre o nome anterior de alguém. Ao relatar alguns tópicos, os repórteres farão verificações de antecedentes e irão pesquisar registros públicos. Se tal história envolver alguém que você sabe que é trans e uma verificação de antecedentes for necessária, você pode pedir o nome anterior dessa pessoa com sensibilidade. Explique por que você está perguntando e como usará essas informações. Mas entenda que você nunca tem direito a essas informações. Você também nunca deve publicá-la. 

Não peça ou publique o histórico criminal de uma pessoa, a menos que seja totalmente relevante. Esteja ciente de que as pessoas trans são desproporcionalmente criminalizadas e policiadas. Se a pessoa que você está entrevistando tiver antecedentes criminais, publicar essa informação pode ter consequências para essa pessoa. Por exemplo, pode tornar mais difícil para um indivíduo encontrar trabalho. Informar sobre esse registro criminal também perpetua estereótipos sobre pessoas trans. Se essa história não for relevante para a matéria, você não deve usá-la. Se for, você deve consultar a pessoa sobre se ela se sente confortável com a publicação dessas informações. 

Link
Pular para o conteúdo