Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como garantir uma cobertura precisa e sensível das comunidades trans

Tempo de leitura: 3 minutos
Objetivos

. Qualificar a cobertura sobre as comunidades trans

. Reduzir erros, uso de estereótipos e violações de direitos na cobertura do tema

. Realizar uma cobertura precisa e cuidadosa sobre pessoas trans

Referência

Nos últimos anos, cresceu o número de reportagens, entrevistas e conteúdos produzidos sobre as comunidades trans, porém, embora muitos veículos tenham publicado algumas histórias precisas e cuidadosas, grande parte da cobertura sobre o assunto ainda é falha para o público e as comunidades trans.

O Guia de Estilo da Trans Journalists Association é uma ferramenta que repórteres, editores e gestores de mídia podem usar para começar a melhorar a cobertura. Ele fornece uma visão sobre a linguagem apropriada, deficiências comuns e medidas que os jornalistas podem seguir para melhorar sua cobertura.

Resultados

. Redução do uso de termos pejorativos e estereótipos 

. Ampliação da cobertura de questões trans

. Aumento na quantidade de pessoas trans entrevistadas como fontes para matérias diversas

. Formação para as equipes no tema

Como medir

. Feedback de pesquisadores do tema e comunidade trans

. Auditoria de fontes entrevistadas para as reportagens

. Auditoria qualitativa e quantitativa da produção de reportagens

Passo a passo

Preste atenção na diversidade. As comunidades trans são diversificadas. A linguagem que algumas pessoas trans usam para se descreverem pode ser diferente ou até contradizer partes destas orientações da nossa ferramenta. Relatar bem as comunidades trans requer nuances e cuidados.

Contrate repórteres, editores e liderança trans. Por causa de suas experiências de vida, repórteres trans geralmente têm uma compreensão muito mais profunda e matizada das questões trans e de gênero. Jornalistas trans também têm maior acesso às comunidades trans e podem ganhar mais facilmente a confiança de fontes, o que resultará em uma cobertura mais forte.

Além disso, muitos grupos sub-representados enfrentam uma batalha difícil quando se trata de melhorar a cobertura de suas comunidades porque as redações não têm editores e liderança diversificados. As redações devem fazer melhor e priorizar a diversidade. É preciso incluir as pessoas trans nessa diversidade.

Converse com pessoas trans sobre pessoas trans. Ao relatar uma história sobre questões trans, as pessoas trans devem ser entrevistadas e citadas como especialistas, não apenas como sujeitos. Pessoas trans também são frequentemente os líderes em pesquisas sobre comunidades trans. Ao escrever sobre questões trans, não inclua mais especialistas cis do que trans. Ao cobrir questões trans, considere se você precisa de alguma voz cis em suas histórias.

Tenha mais fontes trans sobre histórias que não são sobre questões trans. Pessoas trans também costumam ser especialistas e têm perspectivas únicas em áreas temáticas diversas. Incorpore-as em sua base de fontes e entrevistas para histórias sobre política, economia, saúde, esportes, etc.

Contrate editores ou leitores com sensibilidade trans. Até os repórteres mais bem-intencionados cometem erros. Ao reportar sobre pessoas, comunidades e questões trans, é melhor envolver repórteres e/ou editores que entendam essas comunidades. Se isso não for possível, contrate um leitor ou editor externo para fornecer feedback antes da publicação. Isso é ainda mais essencial quando sua cobertura é interseccional – por exemplo, pessoas trans negras, trabalhadoras do sexo ou pessoas trans com deficiência. Nesses casos, aconselhamos a contratação de pessoas que entendam os vários eixos de opressão relevantes para a história e as fontes.

Use o “teste de Bechdel” de notícias trans como um guia. Comunidades trans são variadas e diversificadas. No entanto, a grande maioria das fontes trans citadas na mídia são mulheres transgênero brancas, sem deficiência. Como em qualquer história, a falta de fontes diversas geralmente torna a cobertura unidimensional e com menos nuances. Uma maneira de melhorar a cobertura trans é diversificar as fontes. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para ajudar a determinar como está se saindo.

Citei mais de uma pessoa transgênero?

Pelo menos uma dessas pessoas trans é especialista em sua área?

Pelo menos uma dessas pessoas transexuais não é uma mulher transexual branca?

Links

Pular para o conteúdo