Objetivo
- Dar exemplo de como criar reuniões jornalísticas online para manter engajamento da comunidade
- Especificar o que acontece e como se organiza antes, durante e após as reuniões online
- Mostrar como tal ação pode criar benefícios
Referência
Max Resnik é líder de Mídia e Jornalismo na Local Voices Network (LVN), comunidade criada nos Estados Unidos. Em maio de 2019, devido à pandemia, Max escreveu como os membros da LVN estão organizando reuniões, que antes eram presenciais, de forma online para manter o diálogo com a comunidade.
Resultados
- Devido ao formato online, as reuniões ganharam visibilidade com comunidades distantes (e internacionais)
- Contato com membros que antes não conseguiam participar das reuniões presenciais
- Aumento de confiança e desenvolvimento do relacionamento e engajamento da comunidade
- Criação de oportunidade para membros de outros grupos se conhecerem
- Construção de um ambiente no qual a audiência pode encontrar suporte e desenvolvimento
Como Medir
> Para acompanhar a mudança é necessário oferecer formulários de feedback após cada entrevista
> Medir número de participantes, comentários e ideias a cada reunião
> Acompanhar o envolvimento da comunidade dentro das reuniões e desenvolvimento após cada encontro
Passo a Passo
Antes de começar a reunião
- Entender quais são as possíveis “dores” dos participantes envolvidos na reunião. Exemplo: internet instável ou barulho ao redor
- Criar um planejamento para a reunião – e possíveis soluções para oferecer para os participantes que encontrarem problemas no caminho. Ex. Se a conexão da pessoa estiver fraca, pedir para desligar a webcam
- Escolher um moderador e um co-moderador (facilitadores da reunião)
- Criar uma ficha de inscrição para saber quantas pessoas vão comparecer à reunião.
- Criar uma conta Pro no Zoom (não há limite de tempo; pode chamar até 100 participantes para a mesma chamada; interatividades como criação de salas separadas dentro da mesma chamada). Com algumas limitações, sem a conta Pro também é possível realizar chamadas de engajamento de comunidade.
- Liberar a funcionalidade do chat no aplicativo antes de começar a chamada, e travar a função de enviar mensagens privadas para evitar mensagens paralelas.
- Escolher a função de “sala de espera”, assim o moderador da reunião pode ter o controle de quem está entrando na chamada.
- Permitir que apenas os facilitadores da reunião usem o modo “compartilhar tela”.
- Criar uma reunião de treinamento para se familiarizar com a plataforma Zoom.
Durante a reunião
- Se organize para chegar entre 15 a 10 minutos antes de a reunião começar.
- Envie uma mensagem escrita para os participantes que vão estar na “sala de espera”. Ex: “Bem-vindas, a nossa reunião vai começar em 10 minutos. Dica: Não esqueça de pegar uma garrafa de água para se manter hidratado e aproveitar o nosso encontro ainda mais”.
- Seja pontual e dê boas-vindas e espaço para cada participante se apresentar (por voz ou escrito, se for muitas pessoas).
- Assim que a reunião começar explicar como vai funcionar. Além de mostrar quais ferramentas os participantes podem usar, exemplo: caixa de mensagem e como montar ou desmontar o microfone.
- Avisar se a reunião é gravada ou não, se haverá espaço para alguma dinâmica ou quanto tempo irá durar a reunião.
- Escreva o nome dos participantes para não se perder ou deixar passar ninguém despercebido na hora de interagir ou oferecer um espaço para pergunta.
Após a reunião
- Se a reunião foi gravada, assista a reunião e se necessário faça anotações ou disponibilize o material em outras plataformas.
- Anote as sugestões de pautas apresentadas na reunião, sejam vindas de maneira formal ou informal.
- Convide os participantes para continuar interagindo com a sua redação por meio de outras redes sociais.
Links
https://medium.com/cortico/a-journalists-guide-to-using-zoom-for-community-engagement-283c15cd91b7