Caixa de Ferramentas da Diversidade

Por que convidar pessoas para visitar a redação

Tempo de leitura: 2 minutos
Objetivo
  • Mostrar como receber pessoas para visitar a redação pode gerar conteúdos ricos para publicação
  • Engajamento com a comunidade
  • Busca de proximidade com o público por meio de visitas externas
Referência

Lynn Walsh é diretora assistente no Trusting News, que desde 2016 trabalha pesquisando e construindo estratégias de confiança entre jornalistas e a população civil. Com 53 redações parceiras, Lynn oferece o exemplo trabalhado junto da equipe do jornal Tennessean, no projeto “Força-Tarefa de Diversidade e Inclusão”. Após convidar grupos específicos para visitar a redação, o Força-Tarefa conseguiu construir uma proximidade com essas pessoas que antes raramente conversavam com os jornalistas. 

Resultados
  • Proximidade entre a comunidade e os jornalistas 
  • Construção de confiança entre os dois lados – jornalistas e sociedade civil
  • Maior aceitação para entrevistas dentro de um público que antes se negava em conversar ou dar entervistas mais detalhadas 
  • Aumento de material para matérias e projetos dentro da redação
Como medir

> Para acompanhar a mudança é necessário oferecer formulários de feedback após cada entrevista 

> Medir número de participantes, comentários e ideias a cada reunião 

> Acompanhar o envolvimento da comunidade dentro das reuniões e desenvolvimento após cada encontro 

Passo a Passo

Comece escolhendo a segmentação da sua audiência. Isso pode ser traçado por meio da ideia de quem é o grupo de pessoas que você quer se aproximar, exemplos: militares, religiosos, estrangeiros, etc. Ou, perceba quem é o grupo mais vulnerável ou com menos poder de voz dentro da redação (jovens vindos do ensino público, pessoas em situação de rua, algum bairro específico, etc.)

Deixe claro quais são os seus objetivos. Faça perguntas para si mesmo e para o seu time de quais são as respostas que você quer alcançar por meio do contato com esse grupo. Exemplo: Você quer mais respostas sobre um assunto particular que envolve um grupo? Você espera ter um feedback ou escutar o que está acontecendo na comunidade local? Ou você apenas quer se aproximar dessas pessoas?

Planeje a visita. Descubra quem mais da sua redação precisa estar incluído no dia da visita (repórteres que cobrem determinado assunto, fotógrafo, responsável por social media, etc). Prepare o que você quer compartilhar com os visitantes e mostre seus objetivos de forma clara para eles. Se possível, recomenda-se que chame o grupo para eles participarem de uma reunião de pauta, assim eles podem aprender como funciona a seleção das notícias e se sentir próximo do time.  

Histórias reais, tome cuidado. Estabeleça regras claras e tenha certeza que você terá um facilitador da reunião que estará alinhado com o público e os objetivos da visita. Escolha um moderador que seja diplomático, engajado e que domine o assunto. 

Follow up. Essa conversa vai continuar? Seja por meio de um grupo nas redes sociais. Você planeja outras reuniões com o mesmo grupo? Então já escolha algum representante desse grupo para continuar o contato.

Links

https://www.tennessean.com/

https://www.americanpressinstitute.org/publications/listening-tennessean/https://mailchi.mp/a8292717f1f7/trust-tips-37invite-people-into-the-newsroom?e=839cdbdb8d&utm_source=Farol+Jornalismo+Newsletter&utm_campaign=81d3908595-EMAIL_CAMPAIGN_2019_10_15_05_52&utm_medium=email&utm_term=0_ab9279c0d3-81d3908595-299333345

Pular para o conteúdo