Objetivo
- Explicar como criar técnicas para conseguir se aproximar de públicos menos representados pela mídia
- Criação de um grupo de foco diverso de escuta e pesquisa comunitária para entender melhor quem é o público que lê e acompanha as notícias da redação
- Aumentar a inclusão e diversidade dentro de pautas e criação de projetos
Referência
O The Local News Lab é um laboratório de experimento de jornalismo e inovação comunitário. Em 2016, foi patrocinado pela Democracy Fund e busca oferecer informações, pesquisas e reflexões de materiais que beneficiem o jornalismo comunitário.
Entre os produtos criados, o The Local News Lab oferece guias de boas práticas dentro das redações. Junto de outras parcerias, o Lab publicou um guia para fornecer um passo a passo de como as redações podem realizar grupos de foco diverso de pesquisa para entender melhor o público que acompanha as notícias locais.
Resultados
- Compreensão de como o comportamento da audiência se relaciona com os resultados das métricas analisadas na redação
- Crescimento de geração de dados qualitativos, insights e discussões dentro das redações
- Maior entendimento de quem é o público-alvo e de como as matérias produzidas afetam o cotidiano dessas pessoas
- Desenvolvimento de novos produtos editoriais e estratégias, após realização de entrevistas e pesquisas
- Aumento de identificação da comunidade dentro do material e produtos produzidos
- Quebra de olhar vicioso da equipe jornalística referente a um tema ou pauta
- Aumento do relacionamento entre os leitores e a redação
Como Medir
> Medir os resultados das métricas usadas na redação antes e depois da análise do grupo focal
> Colher feedback de satisfação do conteúdo antes e após seis meses da realização do grupo de foco diverso
>Aumento de engajamento do público na leitura da notícia ou por meio de redes sociais
Passo a Passo
Crie um guia de grupo focal resumindo o que se busca com a ação e o que se espera como resultado.
Escreva perguntas de fácil entendimento e abertas.
Estipule o tempo a ser gasto em cada questão.
Defina metas dentro do próprio guia, para a pesquisa do projeto e os resultados desejados.
Compartilhe o questionário com outros parceiros (jornalistas, acadêmicos ou produtores).
Receba feedbacks para ter certeza que o guia reflete preocupações e perguntas de todos os participantes e parceiros.
Defina o público que se quer escutar dentro do grupo focal, exemplo: Leitores atuais, idosos, jovens da comunidade local, etc.
Entenda quem é o grupo que irá fazer parte da pesquisa e publique o recrutamento de uma forma profissional dentro de ambientes que fazem parte da realidade desses indivíduos. Exemplo: Colocar avisos não apenas de forma online, mas também em restaurantes locais e centros comunitários. Para evitar uma escolha tendenciosa, a chamada pode ser realizada até em lugares aleatórios.
Ofereça um incentivo em dinheiro ou prêmios para gerar um incentivo de participação e comprometimento.
Contate participantes pessoalmente. Converse pessoalmente, via e-mail ou por telefone (e evite chamar o participante caso perceba que a pessoa tem o perfil de comando, já que isso pode causar efeitos perigosos dentro da dinâmica do grupo).
Após coleta de dados, selecione quem irá participar do grupo focal.
No Dia
- Prepare a sala para receber os participantes com os nomes deles em um ambiente acolhedor.
- Tenha um moderador e alguém para recebê-los.
- Terminar a pesquisa com alguma recompensa para cada pessoa envolvida.