Objetivo
- Aumento da consciência sobre o que é diversidade e pluralismo dentro das redações
- Reconhecimento além do diploma e formação acadêmica do próprio time
- Crescimento de diálogo e empatia dentro de uma equipe e empresa
- Refletir sobre a atuação de jornalistas multiculturais dentro das redações
- Aumento de diálogo sobre diversidade dentro da equipe
Referência
O Centro Shorenstein de Mídia, Política e Política Pública é um núcleo de pesquisa da Harvard Kennedy School, uma das universidades mais reconhecidas do mundo. Em 2018, os jornalistas pesquisadores vinculados à instituição realizaram uma pesquisa com 15 redações de diferentes tamanhos e backgrounds para entender o grau de diversidade dentro delas. Além de coletar dados desiguais em relação a gênero e etnia, o estudo desperta a necessidade da criação de mais transparência dentro das redações.
Resultados
- Discussão mais ampla sobre diversidade dentro do ambiente de trabalho e como isso pode ser avaliado
- Mapeamento de setores e redações com menor e maior número de diversidade
- Fortalecimento com a comunidade interna e externa
- Aumento do entendimento da necessidade em relação às escolhas de temas cobertos pelas redações
- Ampliação da educação sobre diversidade para outras redações e projetos independentes para discutir sobre o tema
- Maior acompanhamento dos dados em relação ao número da população do país em comparação à diversidade dentro das redações
- Aprendizado que o conteúdo coberto pelas redações não abrange toda a população e como mudar esse cenário ainda dominado pelo gênero masculino branco
- Criação da consciência que diversidade não é apenas uma pauta, é convívio
Como medir
> Acompanhar o crescimento do número de profissionais que se identificam como “não brancos” dentro da redação
> Medir número de diversidade de gênero dentro do ambiente da empresa
>Incentivar para que os dados de diversidade das empresas se tornem público, para assim gerar uma comparação e estímulo
> Medir o número de eventos, conversas, debates e outras ações de compartilhamento do conhecimento sobre diversidade realizados
Passo a passo
Quem é quem. Por etnia, gênero, classe, região e religião, mapeie a redação que você atua
- Investigue como esses profissionais atuam dentro da empresa (Ocupam cargos de chefia? Tem poder de decisão sobre equipe e pautas?)
- Colete dados de coberturas jornalísticas de relevância, como eleições, Copa do Mundo, eventos internacionais, e as características dos jornalistas que cobrem esses conteúdos de maior visibilidade
- Reveja o conteúdo criado pelo seu time nos últimos seis meses. Reflita qual a porcentagem que abrange conteúdos dedicados a comunidades periféricas, indígenas, negros e diferentes gêneros, por exemplo.
Além de reconhecer. Abra um grupo de discussão sobre o assunto e recolha feedback de como esse cenário pode mudar
- Crie um grupo de líderes sobre o assunto.
Aprofunde. Convide especialistas para abrir um diálogo na empresa
- Ofereça treinamentos
- Estabeleça um deadline com ações para serem seguidas dentro de um período determinado, por exemplo: Mapeamento, criação de discussões quinzenais, coleta de dados de diversidade a cada três meses, 50% das jornalistas devem ser do gênero feminino até xx ano.
- Crie desafios para o RH e líderes de times baterem metas de diversidade dentro de cada equipe
Divulgue. Transparência significa aumentar o diálogo de um tema. Crie um espaço no seu portal, ou na página da empresa, para tornar os dados e a evolução sobre o assunto algo público.