Equilíbrio e igualdade de gênero dentro das redações

Objetivo

  • Alcançar a igualdade e a equidade de gênero dentro de uma das maiores redações do mundo.
  • Mostrar o poder de ações voluntárias e individuais na redação para alcançar a igualdade de gênero

Referência

A BBC (British Broadcasting Corporation) é uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922. Em janeiro de 2017, o apresentador Ros Atkins iniciou informalmente o movimento 50:50 no programa ao vivo que apresenta, o Outside Source. A iniciativa, que começou apenas com um programa, visa alcançar a igualdade de gênero dentro da programação, colaboradores e criação de conteúdos da marca. No boca a boca e após escandâlos envolvendo a falta de igualdade de gênero dentro da empresa, o movimento começou a crescer e em abril de 2018 o canal britânico anunciou o projeto 50:50 formalmente com 84 programas inscritos. 

A empresa decidiu traçar uma meta de um ano para medir os resultados da iniciativa. No último relatório divulgado pela BBC, no final de abril de 2019, foi apresentado que 500 times estavam envolvidos no projeto de forma voluntária. No início, apenas 27% contavam com metade do time e conteúdo voltado para o público feminino. Após 12 meses de projeto, 74% alcançaram a faixa de 50:50. 

Resultados

  • Pesquisa aponta que 1 em cada 3 pessoas que assistem aos programas da BBC notaram a diferença e o aumento de mulheres dentro das programações. 
  • Mulheres reportam representatividade e começaram a se engajar mais com os programas
  • Adolescentes e adultos entre 16 e 34 anos começaram a assistir mais conteúdos da empresa e se sentirem mais acolhidos. 
  • Em um ano, 74% dos times envolvidos no projeto conseguiram alcançar a faixa de 50:50
  • Dados mostram que quanto mais tempo as equipes gastam monitorando a evolução de igualdade entre os colaboradores, melhor é o conteúdo gerado entre profissionais mulheres
  • Empresa virou referência e objeto de pesquisa em universidades
  • Cerca de 20 parceiros externos e de outros países como Estados Unidos, Austrália e África do Sul se comprometeram em realizar o desafio.

Como medir

> A cada semestre, mensurar o número de pautas e entrevistados de cada gênero dentro de cada matéria. Por exemplo, antes a BBC entrevistava mais especialistas homens do que mulheres.
> Acompanhar o comentário da audiência é aproximação do público
> Parcerias feitas antes e após o programa

Passo a Passo

Poder de Escolha.  O monitoramento para alcançar a meta de 50% é aceito de forma voluntária pelas equipes da empresa.

Investimento.  Não houve nenhum custo para a empresa implementar tal ação. 

Coleta de Dados.  Cada time monitora o próprio conteúdo criado pela editoria (analisando quais pautas abrangem mais o público masculino incluindo desde o foco da matéria em sí até o público entrevistado) diariamente. Os dados são coletados à medida que o conteúdo é produzido com o objetivo de aumentar o engajamento e a motivação da equipe envolvida, para que assim o resultado seja discutido diariamente na reunião de pauta. Os times compartilham dados mensais com o restante da empresa em um espírito de competição e colaboração. 

Meça apenas o que é possível controlar.  São medidas apenas ações que se podem controlar. Por exemplo, não se contam notícias que envolvam figuras masculinas como a renúncia de um ministro ou um ataque de um homem armado. Se entende que sem essas pessoas, não se é possível narrar as notícias do cotidiano. Porém, se mede qualquer outro aspecto como número de profissionais no time, artigos de análise, casos de estudos e etc. 

Não comprometa a qualidade. Quando o profissional se destaca ele sempre é chamado, independente do gênero ou do impacto da meta de 50%. Ter uma editoria excelente deve ser a prioridade. O projeto em si tem como objetivo ajudar criadores de conteúdo de qualquer gênero serem descobertos e refletirem na identidade da audiência.

Links úteis

http://downloads.bbc.co.uk/aboutthebbc/reports/reports/5050-may-2019.pdf

http://www.bbc.com/corporate2/mediacentre/latestnews/2019/5050-project-resultshttps://www.niemanlab.org/2019/05/the-bbcs-5050-project-shows-equal-gender-representation-in-news-coverage-is-achievable-even-in-traditionally-male-areas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *