Caixa de Ferramentas da Diversidade

Checklists: Como evitar erros básicos no jornalismo

Tempo de leitura: < 1 minuto
Objetivo
  • Resumir técnica para evitar erros básicos jornalísticos rotineiros
  • Dialogar a importância da checagem na área da comunicação 
Referência

Especialista da área da saúde, o Americano Peter Pronovost desenvolveu uma técnica de checklist para reduzir o número de infecções dos pacientes de uma UTI. O documento tinha cinco etapas, incluindo ações simples como “lavar as mãos”. Algo que no início pareceu um insulto para alguns profissionais, porém, no final deu certo. 

Inspirada na ação, a redação da Universidade Estadual do Arizona e o canal Tagna criaram checklists adaptados para redações jornalísticas. 

Resultados 
  • A criação da lista deixou o grupo mais engajado, gerando ideias e discussões de outros pontos que poderiam ser adicionados no documento
  • Número de erros básicos diminuiu (principalmente para jornalistas que trabalham em hard news)
  • Cultura de preocupação com a audiência progrediu 
  • Times começaram a trabalhar melhor entre si, principalmente em relação à passagem entre o conteúdo de um profissional para outro (afetando, sobretudo, jornalistas que trabalham em turnos diferentes executando a mesma função)
  • A rotina dos profissionais ficou mais organizada  
  • Itens chaves a serem examinados em um conteúdo (como ocorre no cotidianos de profissionais de SEO) foram padronizados e se tornaram mais efetivos ao acompanhar a rotina imposta na lista. 
Passo a Passo 

Crie um rascunho feito de forma aberta para todos da equipe de uma redação. O brainstorming deve ser feito com cargos, incluindo desde diretores até fotógrafos. 

Teste a primeira versão da lista e peça feedback de todos do time, incluindo parceiros. 

Ajuste o conteúdo do checklist após análise do feedback. Apenas após esses passos e ajustes, propague a cultura da lista para outras áreas e redações. 

Melhore a apresentação da lista por meio de um design ou explicação visual. 

Imprima e coloque na mesa ou em algum lugar visível de todos que trabalham no time.

Link

Pular para o conteúdo