Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como pensar e prever um orçamento para distribuição jornalística

Tempo de leitura: 4 minutos

Objetivos

. Criar um orçamento para distribuição dentro da organização de jornalismo

. Planejar os custos da operação da distribuição jornalística

. Viabilizar a distribuição jornalística de produtos e projetos 

Referência

Para conseguir fazer uma distribuição de conteúdos físicos ou digitais no seu projeto, é  importante ter um orçamento que consiga contemplar a etapa de distribuição e que de fato possa colocar os modelos de distribuição selecionados em execução. A ideia desta ferramenta, baseada no Guia de Distribuição Jornalística da Énois, é que possamos prever no orçamento da redação, do projeto ou do veículo, uma maneira de ter dinheiro. Com isso, será possível gerar impacto de diversidade através de formatos diferentes ou de uma emissão de informações no jornalismo que faça sentido para você e para seu público-alvo.

Resultados

. Ter um orçamento-base para distribuição jornalística dentro do seu veículo

. Criar uma cultura de pensamento da distribuição entre toda a equipe 

. Conseguir realizar a distribuição dos projetos e produtos de forma mais assertiva

Como medir

. Índice de cobertura da distribuição conforme público-alvo mapeado

. Impacto e alcance do projeto distribuído

. Feedbacks da audiência 

. Relação entre os custos finais do orçamento, a captação e o alcance das produções

Passo a passo

Reflita sobre seu projeto ou produto. O primeiro passo para criar um orçamento para o seu projeto ou produto é fazer uma reflexão sobre ele, isto é, pensar sobre o que exatamente você está propondo, quais os objetivos daquela publicação ou produto, qual o público que você quer atingir, quem está envolvido na concepção dele, etc.

Estruturar o projeto. Depois dessa reflexão inicial, você pode estruturar o pensamento em um documento, descrevendo os objetivos gerais e específicos, a justificativa para ele existir, os riscos da realização dele e quem da equipe estará envolvido.

Público. Uma das etapas mais importantes desse processo é mapear quem é o público do seu veículo e qual é o público que você pretende atingir com o seu projeto ou produto. Busque saber como essas pessoas consomem notícia, quais as formas existentes de um projeto se comunicar com elas e suas necessidades. Ao mapear o público, você consegue diagnosticar o formato ou produto, logo já consegue orçar quanto isso vai custar!

Lista de formatos. Cruze as informações de público com os objetivos do seu produto/projeto. A partir disso, responda: quais seriam as formas de fazer o seu produto/projeto chegar até essas pessoas, considerando a maneira como elas acessam e consomem conteúdos? Qual a estrutura que a sua empresa tem hoje (pessoal, recursos técnicos, habilidades) para realizar cada uma dessas formas de distribuição? De posse dessas informações, faça uma lista de como sua empresa pode distribuir um conteúdo.

Lista de atividades. Para cada objetivo criado e cada forma de distribuição pensada, liste quais são as atividades necessárias para a execução deles, quem será responsável pela execução de cada uma delas, a qual área da empresa essa pessoa está ligada, quantas pessoas externas (contratos terceirizados) precisam estar envolvidas e quais as etapas de trabalho de cada uma dessas pessoas para entrega do produto. Você deve mapear 100% dos passos do projeto/produto.

Equipe de orçamento. Crie uma equipe, que pode ser formada por alguém do financeiro/administrativo, uma pessoa do editorial e uma responsável pela distribuição, para desenhar o orçamento, com base no planejamento estratégico feito. Uma dessas pessoas deve ficar, ainda, responsável por monitorar, na etapa de produção, se o planejamento inicial está sendo executado.

Orçamento ideal. Essa é a parte prática. De posse da lista de tudo o que você e a equipe mapearam como forma de distribuição para aquele projeto ou produto, faça o levantamento de custo de cada uma das pessoas e atividades listadas. Você deve buscar:

. Valores para cada item que deverá ser produzido (custo de impressão, papel, revisão, contratação de serviços, etc.)

. Valores para cada pessoa contratada (jornalistas, desenvolvedores, publicitários, designers, motoristas, etc.)

. Valores para a logística de entrega desse conteúdo, seja ele digital ou físico (transporte, serviços, entregas postais, mídia programática e impulsionamentos, etc.)

. Valores de mapeamento de impacto (contratação de plataformas, realização de pesquisas, etc.)

Otimizar o orçamento. Com o orçamento ideal em mãos, faça a revisão de cada um dos itens de acordo com o orçamento geral da sua instituição. Há verba para custear toda a distribuição? Você precisará captar recursos fora? Onde e como você fará isso, se for preciso? Uma boa forma é pensar quem ou que investidores gostariam de se relacionar com o público que você vai alcançar com seu produto. Diante dessas respostas, ajuste o orçamento, corte aquilo que pode ser cortado, reveja toda a estrutura pensada e faça as adaptações necessárias para conseguir executar a proposta.

Apresentação aos demais membros gestores da equipe. Não considere o orçamento apenas uma pauta do financeiro. Apresente o orçamento para as demais gestões da sua organização para que cada um indique o que pode ser acrescentado ou retirado do orçamento. Assim, seu planejamento de distribuição também estará alinhado à capacidade produtiva das áreas da sua organização.

Cronograma de ações. Agora que você já tem a lista de todas as etapas e atividades necessárias para distribuir seu projeto ou produto, faça um cronograma de ações de produção do produto e da distribuição dele. 

Produção. Este é o momento em que você vai executar todas as atividades previstas no seu planejamento estratégico e de acordo com o cronograma. Neste momento, todas as pessoas envolvidas terão consciência da distribuição como etapa fundamental do projeto como um todo, e as ações serão realizadas considerando e alinhadas aos objetivos dessa etapa.

Pular para o conteúdo