Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como desenvolver uma agenda para cidadãos

Tempo de leitura: 2 minutos
Objetivo
  • Elevar a confiança durante as eleições entre os leitores e as notícias 
  • Conseguir um aumento do conhecimento da comunidade no período das eleições
  • Mostrar como é possível envolver mais a comunidade durante a criação do conteúdo
Referência

Jay Rosen é crítico de mídia, escritor e professor de jornalismo na Universidade de Nova York. Em 2019, o pesquisador criou a metodologia chamada “citizens agenda” (agenda para cidadãos) como meio para aproximar mais as necessidades dos leitores com as coberturas feitas durante as eleições. Resumidamente, a citizens agenda é uma ação de perguntas e respostas que deve ser feita antes de se iniciar as coberturas com o compromisso de cobrir os problemas que mais importam para os cidadãos. 

Resultados
  • Maior entendimento sobre as frustrações e dores da população em relação às eleições 
  • Aproximação com o público e com a comunidade 
  • Aumento da consciência dos jornalistas sobre o que é importante de fato para a comunidade saber antes, durante e após o período das eleições
Passo a Passo

Identifique com quem você quer se comunicar. Isso não se limita ao seu público existente, mas deve incluir todos que precisam fazer uma escolha informada nas próximas eleições.

Pergunte: “O que você deseja que os candidatos discutam enquanto disputam a campanha?” Analise qual pergunta representa melhor o seu público.

Crie e peça feedback. Depois de publicar uma primeira versão com base no feedback recebido, pergunte como ele pode ser reformulado. Isso deve ser tratado como um documento que é continuamente atualizado durante a eleição.

Use as suas anotações como um manual para a sua cobertura. Pergunte a si mesmo “Como eu posso ajudar o meu público ter as informações das perguntas que eles mais querem?

Pressione os candidatos para resolver esses problemas. Informe os eleitores que você conseguiu encaminhar as questões deles, ou não. Veja o objetivo de sua cobertura o tempo todo, ajudando o público a votar nos valores que mais importam para eles quando chegarem ao dia das eleições.

Seja flexível. Após receber feedbacks, considere mudar a sua abordagem e planejamento, se necessário.

Além disso, faça uma dinâmica de perguntas dentro da sua própria redação, respondendo: 

Quem estamos tentando alcançar com esta cobertura?

Que resposta queremos alcançar e depois o que acontece? 

Quais plataformas ou canais podemos usar para alcançá-los? (Dica: pense além das mídias sociais. Onde seus membros e potenciais leitores estão obtendo suas informações? Com quem você poderia se associar ou quais estratégias você poderia usar para alcançá-los?)

Links

https://source.opennews.org/articles/fix-your-feedback-loop/

Pular para o conteúdo