Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como criar uma pesquisa para diversificar a redação

Tempo de leitura: 2 minutos
Objetivo
  • Mostrar como criar uma ferramenta para ter diversidade dentro das redações
  • Encontrar profissionais qualificados 
  • Trabalhar junto do RH 
  • Diversificar a redação e as equipes
Referência

Em 2011 um grupo de sete jornalistas americanos criaram o Journalism Diversity Project. Em 2014, após listar mais de 130 jornalistas qualificados que se identificam como pardos e negros, o projeto iniciou uma segunda fase convidando profissionais de diferentes áreas da comunicação e tecnologia para formarem uma lista de profissionais “de cores que estão moldando a próxima geração”. 

O projeto também realiza palestras, workshops assim como a divulgação desses profissionais para empresas e redações que buscam a real forma de diversificar a redação dentro de cada time. 

Resultados
  • Mapeamento de profissionais de comunicação e tecnologia que se identificam como negros 
  • Criação de uma lista com mais de 130 jornalistas negros e pardos
  • Aumento de redações com profissionais negros 
  • Crescimento da visibilidade desses profissionais
  • Maior diálogo com o RH, resultando em uma equipe mais diversa 
Como medir

>Medir o número de jornalistas negros dentro das redações antes e depois do projeto

>Acompanhamento e crescimento de matérias de representatividade 

Passo a passo

Faça um brainstorming com o RH e com o seu time sobre quais perguntas o questionário deve ter. Como exemplo: Qual a sua formação, qual o seu bairro de residência, tem experiência na área, etc.

Monte um questionário online para que profissionais negros se apresentem 

Convide as pessoas para indicar esses profissionais por meio do envio do próprio questionário ou com canais como e-mail ou telefone. 

Construa a mesma pesquisa de forma física para colocar em lugares que esses profissionais normalmente frequentam. Ex: biblioteca, universidades, postos de saúde, etc. 

Converse com esses profissionais em reuniões individuais ou em grupo.

Chame esses profissionais para se apresentarem em workshops, palestras e divulgue nas redes sociais.

Repasse a lista para o RH da sua empresa – e divulgue na sua rede como um todo. 

Links úteis

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciXwGmKpfUWxlNzKAyxn_3vHZAJyl4mTHl3zyBtxh7So1tvA/viewform

Pular para o conteúdo