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Gestão de inovação para o jornalismo local

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

A inovação é a arte de transformar, modificar algo “antigo” em novos caminhos e novas estratégias. Muito usada por empresas, a gestão de inovação é uma área que desenha conjuntos de processos para alavancar as suas atuações.

Referência

A Fogo Cruzado, que trabalha cobrindo violência policial no Brasil, lançou em  agosto de 2023  a plataforma Futuro Exterminado, que mapeia a violência policial contra a infância e a adolescência no Rio de Janeiro. Trabalhando o tema da violência policial com o recorte da infância foi possível sensibilizar as pessoas  que antes defendiam a violência.  Neste sentido, outro exemplo de inovação  foi a criação de revistas bíblicas para falar sobre violência para pessoas evangélicas.  

No jornalismo, dentro das redações, existe o desafio de pensar em inovação levando em consideração a comunidade, o propósito da iniciativa e o território em que está inserida. Como pensar em inovação olhando para estes aspectos?

Resultados

Resultados

  • Inovação para além da técnica, inovação como prática
  • Inovação que não se resume a apresentar e busca impacto
  • Melhor relação com a audiência

Passo a passo

Encontre a definição para inovação 

Não se deve restringir a inovação às transformações radicais ou que exigem elevados investimentos. Inovar é basicamente gerar um novo valor para a iniciativa por meio de um novo produto, processo ou serviço. Um dos componentes centrais desse conceito de inovação é o conhecimento, seja ele prático, técnico ou científico. No jornalismo, principalmente o conhecimento prático. 

Se inspire no território

A relação entre inovação e território está para além da localidade. É sobre colocar o território como protagonista dos processos, de forma interativa e se baseando em uma relação entre o comunicador e o território, buscando entender o que precisa ser feito de novo para alcançar e sensibilizar, valorizando os  conhecimentos ali presentes. Usar o território como uma inspiração é criar uma cooperação que transforma a prática jornalística.  É sobre usar folhetos bíblicos para informar sobre a violência policial para  alcançar pessoas evangélicas, inovar em um formato novo para o jornalismo, mas que funciona no território.  Olhando para o território e conversando com a comunidade, você encontra o seu propósito inovador. 

Faça as seguintes perguntas norteadoras: 

  1. Quem é a comunidade? 
  2. Onde ela está? 
  3. Quais valores ela celebra?

Planejar é possível

Para qualquer iniciativa que trabalhe com o jornlaismo local, planejar é uma etapa obrigatória já que é neste momento que orçamos custos e tempos para a realização de um novo projeto. 

Faça as seguintes perguntas norteadoras:

  1. Talentos necessários?
  2. Recursos materiais necessários? 
  3. Quais são nossas metas? 
  4. Quanto custa fazer?
  5. Em quanto tempo conseguimos fazer? 

Monitorar é imprescindível

O monitoramento precisa fugir do padrão que estamos acostumadas, como entender o que o seu propósito muda a vida das pessoas e como capturar isso precisa ser feito de forma sensível. 

Ter consciência sobre os seus impactos   

O monitoramento não faz sentido se os seus resultados não forem bem observados. É necessário monitorar com rotina e periodicidade e refletir.

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