Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como fazer uma ​pesquisa comunitária para produzir conteúdos jornalísticos assertivos

Imagem de video
Tempo de leitura: 3 minutos

Objetivo

A pesquisa de base participativa ou comunitária é um método que envolve a comunidade em todas suas fases de definição, implementação e aplicação. A partir da metodologia da pesquisa, você consegue produzir conteúdos jornalísticos que de fato sejam relevantes para a comunidade

Referência

O jornalista e diretor de público e audiência da Documented, um site de notícias sem fins lucrativos dedicado exclusivamente a cobrir imigrantes que vivem na cidade de Nova York, desenvolveu uma metodologia de pesquisa com comunidades latinas, chinesas e criolas de NY para entender a necessidades e pontos de dor, como os grupos recebiam informação e como se comunicavam. Com isso, produziram um site e grupos de Whatsapp e Wechat que fortalecem a audiência da Documented e apoiam a produção de conteúdos demandados pela própria comunidade.

Resultados

Resultados

  • Produção a partir da demanda do público
  • Aumento e fidelidade de audiência    
  • Melhor integração e relação com o público 

Passo a passo

Pesquisa comunitária 

A primeira etapa é encontrar qual público do seu produto e entender bem esse perfil. Ex: imigrantes Chinesas que não falam inglês

Com o perfil definido, você elabora as perguntas da pesquisa com base no que precisa descobrir sobre essa comunidade, as perguntas podem estar disponíveis em um formulário ou quiz do whatsapp.  

Exemplos de perguntas:

  1. Nome 
  2. Idade 
  3. Território, bairro ou cidade
  4. A comunidade e o grupo com o qual você se identifica. Qual é a sua comunidade?
  5. Nas últimas semanas quais plataformas você usou para consumir conteúdos úteis para a sua vida?
  6. E se você tivesse um jornalista ou comunicador para o qual pudesse sugerir temas para investigar, seja ele qual for, quais temas seriam? 
  7. Quais são as questões mais urgentes que as autoridades devem tratar dentro da sua comunidade?
  8. Se pudesse melhorar a cobertura sobre esse tema, o que melhoraria?
  9.  E quais formatos são mais atrativos?

Nesta fase é importante pensar em atividades ou lideranças da comunidade que podem te ajudar a encontrar os perfis para responder a pesquisa. O corpo a corpo é importante, então faça eventos ou participe de eventos da própria comunidade. Vale definir o número de respostas que você precisa e o tamanho da equipe responsável, isso aponta o tempo que você vai desprender para aplicar a pesquisa.

Desenvolvimento do produto (protótipo) 

Com base na primeira fase, encontrando as necessidades e pontos de dor da comunidade escolhida, é momento desenvolver produtos jornalísticos (protótipos) que solucionem o problema. Pode ser mais de um, mas a meta é  pelo menos um produto para cada necessidade. 

EX: No caso das imigrantes chinesas, foi identificado uma plataforma que a comunidade já usava, logo o produto foi um perfil no Wechat, um aplicativo usado por elas para se comunicar, receber notícias e outras atividades cotidianas.

Técnicas de escuta ativa

Depois da criação do protótipo, compartilhe com a comunidade o produto e com técnicas de escuta ativa entenda como o público recebe o conteúdo e como pode ser melhorado, essa escuta pode ser feita no whatsapp, por SMS ou em formulários  ou rodas de conversas com grupos focais e grupos de leitura. 

Pesquisa de audiência

Feita a pesquisa junto a sua comunidade, olhe para a audiência que é o público foco, pessoas que se interessam ou precisam dessas notícias para trabalhar e viver. Fazendo essa pesquisa, você encontra o que é útil para o público que recebe a informação, isso pode causar um deslocamento na redação, no formato e linha editorial. 

Perguntas para entrevistar pessoas do seu público, após o lançamento do produto.

A ideia é permitir que o usuário consuma o produto (site, episódio de podcast, jornal e etc) e depois inicie a rodada de perguntas. Essas perguntas são feitas em formato de entrevista. Com o jornalista fazendo as perguntas e também preenchendo as informações.

  1. Nome do usuário. 
  1. Idade
  1. Bairro e/ou cidade
  1. O que você mudaria ou melhoria deste serviço que acabou de usar?
  1. Quão útil você acha este serviço? Para que você usaria isto? (a pessoa que está fazendo a pesquisa lê as  alternativas):

                      (  )    Para me manter informado

                      (  )    ferramenta de trabalho

                     (   )    Sentir que faço parte de uma comunidade

                      (  )    Para me dar boas energias

                      (  )   Aprender diferentes pontos de vista

                       Outro:

  1. Quão útil você acha este serviço? Para que você usaria isto?
  2. E se você tivesse um jornalista a quem pudesse sugerir temas para investigar, seja ele qual for. O que você iria sugerir?
  3. Quais são as questões mais urgentes que as autoridades devem tratar com prioridade no seu território? (cite todos os que vêm à mente)
  4. Se você pudesse melhorar ou mudar alguma coisa na cobertura da imprensa sobre o seu (inserir local ou tópico), o que você mudaria ou melhoraria?

Melhora do protótipo e publicação do conteúdo

É hora de adaptar o produto às demandas apresentadas no passo anterior seguir a produção sempre em diálogo com a comunidade.

.

Pular para o conteúdo