Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como fazer uma notícia virar um plano de aula

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

  • Criar conteúdo mais interativo e com âmbito educacional 
  • Engajar a comunidade 
  • Aumento de visibilidade e inovação dentro do jornalismo
  • Aprender a como fazer uma notícia virar um plano de aula

Referência

O Pulitzer Center on Crisis Reporting é uma organização americana de mídia criada em 2006. Anualmente, a iniciativa apoia cerca de 150 projetos de diferentes nacionalidades. Em 2019, o Pulitzer inaugurou o Projeto 1619 um especial feito junto do New York Times Magazine que narra e ensina sobre a história dos primeiros escravos africanos nos EUA. 

Resultados

  • Premiações e reconhecimento nacionais e internacionais
  • Criação de uma imagem de referência de conteúdo após a divulgação do projeto 
  • Aproximação dos jornalistas com professores e profissionais relacionados à educação 
  • Cerca de 30 materiais construídos para dialogar sobre o mesmo tema em diferentes formatos
  • Início de parcerias com colabores como historiadores, poetas, dramaturgos e artistas, criando assim um ambiente mais diverso e com novas ideias de produtos futuros 
  • Encontrar diversas formas de como fazer uma notícia virar um plano de aula

Como Medir:

>Realize uma pesquisa de satisfação com os profissionais envolvidos (jornalistas, pesquisadores, educadores e alunos) no inicio e final do projeto

>Número de acesso ao material – com uma visão territorial e nacional 

Passo a passo 

Uma coisa de cada vez. Começar o projeto abordando apenas um tema específico por vez – por exemplo, no Pulitzer foi usado o tema de escravidão nos EUA 

Considere outras possibilidades. A partir disso, planejar quais produtos são possíveis e criar em cima desse tópico materiais como poesias, animações, textos interativos, games, etc.

Engaje os profissionais. Abrir chamada para outros profissionais, não apenas jornalistas e afins, poderem participar do projeto. 

Decida quem é o público de estudantes que o projeto quer mais se identificar (ensino fundamental ou médio, por exemplo).

Conecte o material com o currículo escolar. 

Use linguagem didática. Para isso, pode-se organizar reuniões com professores e educadores – assim como criar uma pesquisa online para alcançar diferentes profissionais que estão em outras regiões.  

Realize treinamentos com professores e educadores para conhecerem o projeto e aplicarem ou divulgarem dentro de sala de aula.

Recolha feedback de forma constante e aprimore o material de forma contínua 

Pular para o conteúdo