Caixa de Ferramentas da Diversidade

Conceitos essenciais para coberturas sobre o clima

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

Conceituação a respeito dos termos “clima” e “tempo”, compreensão essencial para uma boa cobertura sobre mudanças climáticas.

Referências

Rodrigo Santos, porta-voz da campanha de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil. Trabalha na elaboração, análise, revisão, organização e divulgação dos planos de ação e projetos sobre justiça climática e eventos climáticos extremos no Greenpeace Brasil.

É geógrafo formado pela Universidade Federal da Bahia com mobilidade internacional na Universidade de Coimbra. 

O Greenpeace é uma organização ambiental que existe no Brasil há mais de 30 anos pautando a defesa da Amazônia e do clima global.

Resultados

  • Cobertura mais assertiva sobre mudanças climáticas
  • Compreensão de caminhos para uma melhor apuração do tema

Passo a passo

  • Se questionar: “Clima e tempo são as mesmas coisas?”. No dia a dia, muitas pessoas podem confundir clima e tempo. Os dois carregam conceitos diferentes, mas estão interligados, por isso segue uma breve explicação sobre esses termos: 

Quando você se prepara para ir à praia, uma das primeiras coisas que você faz é olhar a previsão. Essa previsão mostra como pode decorrer o tempo da semana, ou seja, o tempo está ligado ao estado atmosférico em um determinado lugar, algo mais momentâneo. 

Como por exemplo: no período da tarde de amanhã pode estar quente e com umidade “x”. Essa previsão pode sofrer variações de temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, sensação térmica, ventania, entre outros. 

Já o clima é um fator que envolve uma análise de longo período de 30 anos. O clima também se encontra com o tempo, por ser um conjunto de decorrência dos tipo de tempo. 

  • Entender como utilizar os conceitos na prática. Exemplo: “O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) faz estudos de 10 em 10 anos, voltados a determinadas cidades do Brasil. Os estudos consistem em analisar e comparar as temperaturas de uma cidade “x”. Com essa comparação, é possível concluir que determinada localidade teve um aumento de temperatura no verão, e ao longo do ano”.

Outro exemplo que se refere ao clima é quando falamos “Manaus é um lugar quente”. Essa fala está relacionada com o clima, logo, essa é uma análise de longo período.

  • Não esquecer a diferença entre estes conceitos. Na cobertura jornalística é essencial que se saiba a diferença entre os dois, pois a apuração pode te levar a entender como a mudança no clima desencadeou a crise climática, e qual o nível dessa crise. E como esse problema causado por gases efeito estufa, desmatamento, e o não planejamento de políticas públicas para combater essa crise pode gerar um colapso que muda o ecossistema, marinho, terrestre e atmosférico, afetando diretamente as populações por meio de enchentes, deslizamentos, desabrigamentos e outros desastres.

O entendimento dos conceitos também serve para que você busque dados e especialistas para comprovação do mesmo.

Links

Dados de eventos extremos

Temperatura no Brasil:
Projeções climáticas indicam que temperaturas no Brasil devem subir acima da média global

“Seca do Rio Grande do Sul é a maior dos últimos 70 anos”, diz agrometeorologista

Plataforma SEEG

Notas Técnicas INMET

.

Pular para o conteúdo