Caixa de Ferramentas da Diversidade

Como montar um planejamento estratégico para o seu veículo de comunicação 

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivos

  • Montar um planejamento estratégico para as empresas jornalísticas
  • Ampliar o envolvimento da equipe no desenho de estratégias das  empresas jornalísticas

Referências

A ferramenta do planejamento estratégico é uma metodologia desenvolvida pela consultora da Recontar, Ana Letícia Silva. A metodologia deriva da Teoria da Mudança que consiste em apontar para onde a organização está caminhando e quais os passos são necessários para alcançar seu objetivo.

Em 2022, a ferramenta foi aplicada nas redações das regiões Norte e Centro-Oeste que integram o segundo ciclo do programa Diversidade nas Redações, executado pela Énois.

Resultados

  • Fortalecimento Institucional
  • Melhor concretização das ações proposta pela organização
  • Compartilhamento de responsabilidade e fortalecimento das conexões entre a equipe
  • Melhorar a capacidade de experimentar novas ações e métodos de trabalho
  • Melhor projeção dos gastos e investimentos dos recursos financeiros

Elaboração do planejamento estratégico a partir de sonhos e perspectiva de futuro.

Passo a passo

Exercício 1 – Estamos em 2030, conversando sobre as realizações da nossa organização, da nossa iniciativa. Quais são os principais temas que vocês estão conversando? O que foi realizado? De que forma o conjunto dessas realizações chega à sociedade?

Exercício 2 – Demos uma parada no meio do caminho para saber como estávamos caminhando para chegar em 2030. Essa parada foi em 2025. O que estamos percebendo? Que histórias integradas podemos contar dos esforços realizados? Que outros esforços foram realizados compondo com esses?

Exercício 3 – Estamos agora no final de 2023 fazendo uma conversa de balanço dos nossos últimos dois anos de atuação. O que estamos comemorando, celebrando? Quem está celebrando conosco? O que fizemos para chegar até aqui? Quem participou para que isso fosse possível?

Esses três exercícios ajudam a encontrar os objetivos das organizações a longo, médio e curto prazo. Além disso, conseguem identificar quem são/serão os parceiros.

Exercício 4 – Qual o principal problema que a iniciativa enfrenta? Na sequência, qual a contribuição (propósito) que a iniciativa tem para solucionar este problema?

A partir da resposta do exercício 4, é possível desenhar a missão, visão e valores da empresa.

Logo abaixo, compartilhamos um modelo de planejamento estratégico com uma explicação de cada item.

1 . Qual o seu sonho para 2022/2023, com o apoio financeiro do  programa de Diversidade nas Redações? 

2.  Qual problema esse recurso vai resolver?

3. Qual é o objetivo do projeto?

4. Que resultado projetam esse sonho? (distinção entre resultado e objetivo está no lugar onde se encontra o/a observador/a) 

5. Que iniciativas/projetos já existem que possibilitam o alcance desses resultados?  (conjunto de atividades orientadas por objetivos, realizadas combinando estratégias, e que produzem os resultados projetos ao longo do tempo)

6. Que estratégias (formas de atuar) essas iniciativas acionam para sua

execução?

7. Quais as principais entregas  da sua iniciativa?

8. Prazo do projeto (mês de início e fim): 

9. Plano de ação (etapas e sua descrição curta)

  • 1. 
  • 2. 
  • 3. 
  • 4. 
  • 5. 

10. Impacto e Envolvimento

  • Pessoas impactadas pelo projeto:
  • Pessoas diretamente envolvidas no projeto:

Links

Os slides elaborados pela Ana Letícia Silva. Segue o link: https://drive.google.com/file/d/1w3zZ76WjQ8Aak80wvTjzyh6iaqZZj4sK/view

.

Pular para o conteúdo