Usando dados para melhorar a receita

Objetivo

  • Ressaltar a importância da análise de dados dentro das redações
  • Insights de como gerar receita dentro das redações por meio de dados
  • Criar uma cultura de treinamentos e incentivo para os jornalistas 

Referência

O American Press Institute é uma organização educacional sem fins lucrativos afiliada à News Media Alliance. A organização trabalha com pesquisa em comunicação e jornalismo sustentável. 

O API atua em quatro áreas: entendimento da audiência, jornalismo e responsabilidade, apoio da comunidade e crescimento do leitor e receita, sendo este último um dos pilares principais de estudo do instituto. Referência no assunto, o American Press Institute estuda e experimenta abordagens para obter mais assinaturas e receita de leitores para sustentar os editores de notícias e  tentar novas táticas com base em usos avançados de dados. 

Resultados

  • Criação de um novo formato de receita para veículos de comunicação
  • Aumento do estudo e diálogo de dados dentro da rotina dos jornalistas 
  • Menor dependência entre as redações e patrocinadores e/ou assinantes 

Como Medir:

> Por meio dos dados de visualização do conteúdo, métricas de desempenho e audiência coletados pela redação

Passo a passo 

Prepare a equipe. Oriente os jornalistas sobre a importância de saber ler os dados que eles geram. Prepare um treinamento com a temática e inclua todos os níveis de jornalistas no treinamento –  não apenas seniors, editores ou diretores. Ensine: 

Coleta de dados. Como identificar, coletar e armazenar os dados relevantes do leitor e como entender sua importância.

Análise de dados: devemos analisar esses dados e desenvolver insights para apoiar as decisões e atividades de negócios.

Ação de dados: Como  simplificar as operações para permitir que os dados orientem as decisões da redação e reduzir o tempo de lançamento de novos produtos e recursos no mercado.

Fale sobre receita. Todos na empresa devem estar alinhados em torno de uma visão, metas e incentivos centrais que apoiem o crescimento da receita do leitor. (De novo, o diálogo de objetivos da empresa e receitas deve ser dito para todos os níveis de profissionais)

Forneça uma melhor experiência do usuário. Devemos melhorar a usabilidade de nossos sites e aplicativos para aumentar a fidelidade e o envolvimento do leitor. Ensine como isso é importante e como os jornalistas podem ajudar nisso (como exemplo, oferecendo ideias, reportando erros ou até mesmo enviando feedback com a visão de usuários finais).

Teste e medição.  Implante ferramentas para testar, comercializar e medir o desempenho dos programas de assinatura.

Estabeleça uma cultura que prioriza o leitor: Reconhecer que a tecnologia é apenas parte da solução e tomar medidas para possibilitar as mudanças culturais necessárias para colocar os leitores em primeiro lugar é fundamental nesse processo. 

Reforce valores comuns. Relembre a todo momento os objetivos da empresa e como o treinamento pode ajudar os funcionários a se desenvolver. Além disso, incentive a redação a usar a criatividade e a fazer parte dessas análises de forma corriqueira. Por último, realize treinamentos abordando cada temática de forma individual e recolha feedbacks a cada treinamento oferecido. 

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