Usando as métricas para medir o impacto no jornalismo

Objetivo

  • Uso de métricas, para medir o quanto os jornalistas estão conectados com seu público.
  • Compreender as métricas não só para desempenho mas também, para o processo de aprendizagem
  • Produzir e compartilhar dados dentro da redação.
  • Identificar aspectos importantes que conectam métrica e estratégia.

Referência

Nieman Lab, é um laboratório de jornalismo criado para descobrir modos de se fazer notícia   na era digital. A organização é internacionalmente reconhecida como uma das principais fontes de notícias sobre mídias digitais, seus desenvolvimentos e inovações. O laboratório também é parte na Fundação Nieman de Harvard, que abriga outros projetos voltados para um jornalismo mais inovador, dispostos a pensar novas perspectivas para o futuro da comunicação. 

Resultados

  • Ajuda os jornalistas a entender quais questões eles podem controlar e como isso se encaixa no sucesso geral da organização
  • Ser capaz de alinhar o desempenho e o propósito das pautas em sua comunidade
  • Reconhecer os objetivos comuns da organização e desenhar processos de aprendizagens alinhados ao trabalho (Qual habilidade um repórter precisa ter para cobrir determinada pauta?)
  • Possibilidade de criação de espaços de escuta a partir de informações coletadas na redação
  • Celebrar os sucessos e analisar os fracassos de forma construtiva
  • Estimula a curiosidade natural dos jornalistas e aumenta a participação nos processos estruturais

Como Medir:

> Identifique o que medir: Desenhar  quais metas, e o que medir, facilita na compreensão dos dados a serem coletados de forma objetiva. Uma pergunta bem feita, garante um resultado de pesquisa mais assertivo

> Crie um formulário para que os repórteres enviem informações sobre desdobramentos de suas reportagens. Podem ser uma mudança de posicionamento no governo local, ou a replicação do conteúdo por outros veículos de imprensa, ou ainda uma premiação ou menção de destaque

> Estabeleça uma periodicidade para coletar os dados

> Compare os dados sobre audiência das reportagens produzidas

Passo a passo 

Defina as metas. Escolha em conjunto com a equipe as metas gerais da organização e os principais indicadores de desempenho que devem ser medidos para saber se a equipe está mais perto desses objetivos. Este é o plano de crescimento da sua organização. Compartilhe amplamente. Incentive as pessoas a fazer perguntas sobre as metas.

Conecte a realidade. Case as metas organizacionais às atividades da redação. Como sua organização realmente acompanha seu progresso? Não deve haver nenhum “segredo” para o sucesso. Se todos na empresa são responsáveis ​​por sua saúde, então todos os departamentos da empresa devem saber o que é “saudável”. 

Estabeleça contexto. Detalhe o nível da meta do geral (redação) para o individual (repórter).  Qual é o papel de cada jornalista no sucesso de toda a organização? O que eles precisam medir para saber se estão fazendo um bom trabalho? Eles têm as ferramentas para fazer isso? Um repórter na área do governo municipal pode medir seu sucesso por quanto tempo os leitores gastam com suas histórias, mas também se os leitores saem do site depois de ler uma história ou se seguem um link para uma história relacionada.

Dê estrutura. Treine sua equipe, especialmente no início.Conversas pessoais sobre como começar e o que fazer a seguir são a maneira mais eficaz de introduzir métricas e tornar seu acompanhamento um hábito comum.

Envie feedbacks. Use e abuse dos painéis e boletins informativos para atualizar toda a equipe ou a organização sobre como o trabalho está evoluindo. Os boletins informativos, por exemplo, podem complementar os números adicionando contexto sobre o que está funcionando, bem como ideias e recomendações específicas. 

Converse. O feedback consistente e focado no aprendizado ajuda os jornalistas a se adaptarem e prosperarem em um ambiente de métricas.

Links úteis

https://www.poder360.com.br/nieman/construindo-uma-cultura-alem-das-leituras-em-redacoes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *