Redações pequenas e grandes projetos: como lidar?

Objetivo

  • Como pequenas redações podem construir produtos diferentes e complexos
  • Exemplificar cinco métodos que podem ser adotados em qualquer redação para construir um projeto
  • Aumento do engajamento 

Referência

Fundado em 1975, O Instituto Poynter é uma escola de jornalismo e organização sem fins lucrativos localizada em São Petersburgo, na Flórida. Além de publicar matérias, Poynter também realiza workshops e pesquisas relacionadas ao futuro da comunicação, tecnologia e jornalismo colaborativo. 

Resultados

  • Novas parcerias e maior contato com a comunidade
  • Jornalismo regional e inovador 
  • Publicação de materiais mais criativos e inovadores 
  • Maior engajamento entre os jornalistas dentro do ambiente de trabalho 

Como Medir:

>Por meio de um antes e depois, anote e mensure o número de projetos desenvolvidos e produzidos pelo seu time

>Pesquisa motivacional ou de resultados após cada rodada de treinamento e planejamento 

Passo a passo 

Planeje, coordene e continue. Entenda que a sua redação é pequena. Por isso, escolha uma equipe com diferentes habilidades e faça um cronograma. Use métodos visuais como post-its, quadros coloridos ou lousas com canetões para fazer anotações dos avanços e a sua equipe acompanhar o progresso do projeto como um todo a todo momento.

Mantenha a chama acessa. Em uma redação grande já é difícil ter um repórter apenas para projetos especiais, imagina em um time que é pequeno então. Por isso, não deixe a peteca cair. Além de convencer seus editores e time a manter o projeto de pé, procure bolsas, editais e financiamento para fazer o seu projeto acontecer. Mantenha conversas com a sua redação e mantenha todos atualizados de cada passo – mesmo que pequeno.

Não espere pela pessoa perfeita. Você não precisa conduzir um grande projeto apenas com o melhor videomaker, ou o melhor analista de dados. Comece com o que você tem. Treine. Motive a sua equipe. Desperte o interesse da sua equipe e a habilidade para gerar o produto ideal será consequência. 

Seja único e territorial. Descubra a história que apenas a sua redação, na sua região, pode contar. Muitas coisas que acontecem próximo da gente e na maioria das vezes não notamos. Analise o que acontece perto de você. 

Encontre parceiros. Procure outros veículos, jornalistas, alguém da própria comunidade. Espalha a sua ideia e se conecte com pessoas que tenham a mesma paixão pelo tema que você.

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