Mostre seu trabalho para restaurar a confiança nas notícias

Objetivo

  • Alcance de uma maior aproximação e confiança com o público
  • Engajamento com a comunidade
  • Maior cautela da redação durante a apuração 

Referência

O Knight-Cronkite News Lab é um conjunto entre a Fundação John S. e James L. Knight e a Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa Walter Cronkite da Arizona State University. Em busca de um aumento da confiança do público com o jornalismo de forma geral, em 2018, o Cronkite iniciou o “Cronkite News: Full Circle”. Um projeto em formato de vídeos e relatórios no qual a redação narra todos os detalhes “por trás das cenas” desde a apuração, entrevistas até o resultado final de uma matéria. 

“Cronkite News: Full Circle” recebeu o prêmio máximo no concurso Disrupt the News, patrocinado pela TVNewsCheck e pela Broadcast Education Association.

Resultados

  • Espectadores acharam a cobertura da história muito mais confiáveis quando viram o processo da história
  • Aumento de 10% para 45% da confiança dos telespectadores 
  • Feedback detalhado dos usuários referente a qualidade do conteúdo e transparência da marca 
  • Aproximação do leitor com o jornalista e equipe
  • O público relatou uma compreensão muito melhor de POR QUE uma história foi abordada de uma certa maneira quando o processo de reportagem foi incluído na história
  • Significativamente para diretores de notícias e gerentes gerais, a “transparência” também era boa para os negócios: o público indicou uma disposição muito maior de voltar à mesma fonte de notícias no futuro, quando incluiu seu processo em seus relatórios.

Como Medir:

> Criação de um mesmo questionário deve ser feito antes e depois para acompanhar o avanço do projeto

> Impor métricas de qualidade e satisfação do leitor com o material usado dentro do projeto

Passo a passo

Identifique qual é a história que você quer usar no projeto.

Teste duas versões: a matéria do jeito padrão e uma versão “Full Circle” mostrando os bastidores e os detalhes. 

Compartilhe os materiais. Os dois conteúdos devem ser compartilhados em uma pesquisa online. 

Pergunte sobre transparência. Na pesquisa coloque as mesmas perguntas relacionadas a transparência e confiança para os dois formatos. 

Escute os leitores. Coloque uma média de 100 pessoas de diferentes características para assistir e responder os formulários.

Análise os dados e compartilhe as respostas para a sua equipe da redação.

Links úteis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content