Guia Jornalístico para engajamento de comunidade online usando o Zoom

Objetivo

  • Dar exemplo de como criar reuniões jornalísticas online para manter engajamento da comunidade 
  • Especificar o que acontece e como se organiza antes, durante e após as reuniões online
  • Mostrar como tal ação pode criar benefícios 

Referência

Max Resnik é líder de Mídia e Jornalismo na Local Voices Network (LVN), comunidade criada nos Estados Unidos. Em maio de 2019, devido à pandemia Max escreveu como os membros da LVN estão organizando reuniões, que antes eram presenciais, de forma online para manter o diálogo com a comunidade. 

Resultados

  • Devido ao formato online, as reuniões ganharam visibilidade com comunidades distantes (e internacionais)
  • Contato com membros que antes não conseguiam participar das reuniões presenciais 
  • Aumento de confiança e  desenvolvimento do relacionamento com a comunidade 
  • Criação de oportunidade para membros de outros grupos se conhecerem 
  • Construção de um ambiente no qual a audiência pode encontrar suporte e desenvolvimento

Como Medir:

> Para acompanhar a mudança é necessário oferecer formulários de feedback após cada entrevista 

> Medir número de participantes, comentários e ideias a cada reunião 

> Acompanhar o envolvimento da comunidade dentro das reuniões e desenvolvimento após cada encontro 

Passo a Passo

Antes de começar a reunião

  • Entender quais são as possíveis “dores” dos participantes envolvidos na reunião. Exemplo: internet instável ou barulho ao redor
  • Criar um planejamento para a reunião – e possíveis soluções para oferecer para os participantes que encontrarem problemas no caminho. Ex. Se a conexão da pessoa estiver fraca pedir para desligar a webcam
  • Escolher um moderador e um co-moderador (facilitadores da reunião)
  • Criar uma ficha de inscrição para saber quantas pessoas vão comparecer a reunião
  • Criar uma conta Pro no Zoom (não há limite de tempo; pode se chamar até 100 participantes para a mesma chamada; interatividades como criação de salas separadas dentro da mesma chamada). Com algumas limitações, sem a conta Pro também é possível realizar chamadas de engajamento com a comunidade. 
  • Liberar a funcionalidade do chat no aplicativo antes de começar a chamada, e travar a função de enviar mensagens privadas para evitar mensagens paralelas. 
  • Escolher a função de “sala de espera” assim o moderador da reunião pode ter o controle de quem está entrando na chamada 
  • Permitir que apenas os facilitadores da reunião usem o modo “compartilhar tela” 
  • Criar uma reunião de treinamento para se familiarizar com a plataforma Zoom 

Durante a reunião

  • Se organize para chegar entre 15 a 10 minutos antes da reunião começar 
  • Envie uma mensagem escrita para os participantes que vão estar na “sala de espera”. Ex: “Bem-vindas, a nossa reunião vai começar em 10 minutos. Dica: Não esqueça de pegar uma garrafa de água para se manter hidratado e aproveitar o nosso encontro ainda mais”. 
  • Seja pontual e dê boas vindas e espaço para cada participante se apresentar (por voz ou escrito, se for muitas pessoas)
  • Assim que a reunião começar explicar como vai funcionar a reunião. Além de mostrar quais ferramentas os participantes podem usar, exemplo: caixa de mensagem e como montar ou desmontar o microfone. 
  • Avisar se a reunião é gravada ou não, se haverá espaço para alguma dinâmica ou quanto tempo irá durar a reunião
  • Escreva o nome dos participantes para não se perder ou deixar passar ninguém despercebido na hora de interagir ou oferecer um espaço para pergunta 

Após a reunião

  • Se a reunião foi gravada, assista a reunião e se necessário faça anotações ou disponibilize o material em outras plataformas 
  • Anote as sugestões de pautas apresentadas na reunião, seja vinda de maneira formal ou informal 
  • Convide os participantes para continuar interagindo com a sua redação por meio de outras redes sociais 

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