Escute e descubra onde está o seu leitor

Objetivo

  • Descobrir como alcançar o leitor de uma forma mais efetiva 
  • Aumentar o número de visualização
  • Mapear como a sua persona consome conteúdo 

Referência

O El Tímpano foi fundado em 2018, em Oakland, nos EUA. É um portal e laboratório de de mídia voltado para atender o público da comunidade que fala espanhol, além de realizar pesquisas. Foi criado pela jornalista americana Madeleine Bair que realizou uma pesquisa de nove meses dentro da região para entender como os imigrantes residentes do bairro consumiam as noticias. A ideia surgiu após Madeleine notar que as noticias geravam mais pânico entre a comunidade latina do que clareza. 

Ao longo de três semestres, e com a ajuda de parceiros e colaboradores locais, a jornalista se encontrou com imigrantes latinos em Oakland. O objetivo era conseguir entender quais são os problemas mais relevantes para essa comunidade e quais eram os formatos de mídias que eles mais usavam. Dentro da pesquisa Madeleine também abordou questões para compreender quais eram as maiores dificuldades para comunidade consumir as noticias e consequentemente tomar outras decisões.

Resultados

  • Maior consumo das notícias dentro da comunidade
  • Aumento de engajamento da comunidade
  • Ideia de pautas e produtos vindos dos próprios usuários
  • Captação e entendimento de dados quantitativos e qualitativos sobre a comunidade
  • Após as entrevistas, construção de relacionamentos reais com integrantes chaves da região
  • Desenvolvimento de relações com instituições locais como escolas, bibiliotecas, cafés, padarias e etc.

Como Medir:

> Medir a participação da comunidade nos encontros de lideranças locais

>Medir o aumento das sugestões de pauta recebidas

>Medir a quantidade de notícias desenvolvidas a partir das pautas sugeridas

Passo a Passo

Conheça quem são os líderes da comunidade que você quer se comunicar. Ex: organizadores comunitários, diretores de clínicas de saúde e organizações ou advogados que trabalham na comunidade. 

Encontre com membros da comunidade que servem como referência local. Ex: pastores, professores, coordenadores de atividades locais. 

Visite o local que essas pessoas listadas acima frequentam, Ex: padaria, café ou algum espaço que ofereça debates

Marque reuniões em grupos para conhecer essas pessoas 

Realize atividades de brainstorming com os líderes das comunidades.

Distribua uma pesquisa com perguntas como “Qual tipo de notícia é a mais relevante para você?” ou “Como você acompanha as notícias? Facebook, Whatsapp, podcast, jornal”

Analise as respostas e faça um brainstorming com o seu time de como adaptar ou criar um conteúdo que gere mais sentido para a comunidade que você trabalha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content