Diversidade e inclusão além das pautas: exemplos de como começar dentro da sua redação

Tempo de leitura: 2 minutos
Objetivo
  • Mostrar exemplos de diversidade e inclusão dentro das redações
  • Refletir e criar ações para mudar o ambiente de trabalho 
  • Melhorar a autoestima e valorização dos jornalistas 
Referência

O New York Times é o jornal mais premiado do mundo. Fundado em 1851, a empresa americana já ganhou 117 prêmios Pulitzer. Com reportagens feitas em cerca de 160 países anualmente, o Times é popular não apenas por causa das premiações recebidas, mas também devido aos benefícios e incentivos oferecidos para quem trabalha na redação. Se destacam iniciativas como o grupo de pesquisa, uma iniciativa feita para reunir os funcionários que se interessam pelo mesmo tema, criando debates e eventos internos. 

Resultados
  • Profissionais mais satisfeitos profissionalmente e pessoalmente 
  • Maior engajamento com o time 
  • Melhor ambiente de trabalho
  • Novas formas de diversidade e inclusão
  • Dezenas de grupos sobre diferentes temas, criando assim um espaço para criação e aperfeiçoamento 
Como Medir:
  • Pesquisas de satisfação interna 
  • Conversas e coleta de feedback entre líderes e o time 
Passo a passo 

Escreva os principais objetivos da criação de grupos de pesquisas formado pelos funcionários, deixe essa informação visível de forma clara. 

Alinhe os assuntos discutidos nos grupos de acordo com os valores da empresa. 

Ofereça exemplos de grupos que podem ser criados: “Sexismo e Racismo”, “Ensino público e desafios”, “Religião e Política contemporânea”, etc.

Escolha líderes que vão organizar essas reuniões e os grupos. 

Ofereça um tempo para esses líderes se organizarem entre si (e se não for possível incluir esse tempo dentro da carga de trabalho, mostre outras alternativas e benefícios reais que os líderes podem ganhar com essa oportunidade).

Organize um espaço para essas reuniões ocorrerem (espaço físico dentro da própria redação, online ou até em algum café ou lugar a céu aberto próximo da empresa).

Marque reuniões mensais com os líderes de cada grupo para colher feedback 

Recolha feedback do grupo como um todo de forma constante 

Dê espaço para a criatividade do próprio grupo

Incentive e apoie as pessoas a participarem

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