Convide pessoas para visitar a sua redação

Objetivo

  • Mostrar como receber visitas dentro das redações pode gerar conteúdos ricos para publicação
  • Engajamento com a Comunidade
  • Busca de proximidade com o público por meio de visitas externas

Referência

Lynn Walsh é diretora assistente no Trusting News, que desde 2016 trabalha pesquisando e construindo estratégias de confiança entre jornalistas e a população civil. Com 53 redações parceiras, Lynn oferece o exemplo trabalhado junto da equipe do jornal Tennessean, no projeto “Força-Tarefa de Diversidade e Inclusão”. Após convidar grupos específicos para visitar a redação, o Força Tarefa conseguiu construir uma proximidade com essas pessoas que antes raramente conversavam com os jornalistas. 

Resultados

  • Proximidade entre a comunidade e os jornalistas 
  • Construção de confiança entre os dois lados – jornalistas e sociedade civíl
  • Maior aceitação para entrevistas dentro de um público que antes se negava em conversar ou dar entervistas mais detalhadas 
  • Aumento de material para matérias e projetos dentro da redação

Como Medir:

> Para acompanhar a mudança é necessário oferecer formulários de feedback após cada entrevista 

> Medir número de participantes, comentários e ideias a cada reunião 

> Acompanhar o envolvimento da comunidade dentro das reuniões e desenvolvimento após cada encontro 

Passo a Passo

Comece escolhendo a segmentação da sua audiência. Isso pode ser traçado por meio da ideia de quem é o grupo de pessoas que você quer se aproximar, exemplos: militares, religiosos, estrangeiros e etc). Ou, perceba quem é o grupo mais vulnerável ou com menos poder de voz dentro da redação (jovens vindos do ensino público, pessoas em situação de rua, algum bairro específico e etc)

Deixe claro quais são os seus objetivos. Faça perguntas para si mesmo e para o seu time de quais são as respostas que você quer alcançar por meio do contato com esse grupo. Exemplo: Você quer mais respostas sobre um assunto particular que envolve um grupo? Você espera ter um feedback ou escutar o que está acontecendo na comunidade local? Ou você apenas quer se apróximar dessas pessoas?

Planeje a visita. Descubra quem mais da sua redação precisa estar incluído no dia da visita (reportéres que cobrem determinado assunto, fotográfo, responsável por social media e etc). Prepare o que você quer compartilhar com os visitantes e mostre seus objetivos de forma clara para eles. Se possível, recomenda-se que chame o grupo para eles participarem de uma reunião de pauta, assim eles podem aprender como funciona a seleção das notícias e se sentir próximo do time.  

Histórias reais, tome cuidado. Estabeleça regras claras e tenha certeza que você terá um facilitador da reunião que estará alinhado com o público e os objetivos da visita. Escolha um moderar que seja diplomático, engajado e que domine o assunto. 

Follow up. Essa conversa vai continuar? Seja por meio de um grupo nas redes sociais. Você planeja outras reuniões com o mesmo grupo? Então já escolha algum representante desse grupo para continuar o contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content