Como saber se a redação deve ter um programa de membros

Tempo de leitura: 3 minutos

Objetivos

. Saber se a sua redação está apta a realizar um programa de membros

. Implementar um programa objetivo e que dê o retorno desejado em termos financeiros e de relacionamento com a audiência

Referência

Encontrar formas de financiar o jornalismo é hoje um dos principais desafios das redações. Entre os formatos disponíveis para captar recursos, o Programa de Membros é um que vem, cada vez mais, atraindo a atenção e o interesse dos gestores. O entusiasmo com a ideia pode, por outro lado, apressar o lançamento de uma campanha, fazendo com que a redação pule etapas importantes do processo. Um programa desse tipo exige investimentos de longo prazo no relacionamento com a comunidade, conhecer o seu público e flexibilidade nas ações. Por isso, o Manual do Membership Puzzle Project, traduzido para o português pelo Insper, traz uma seção dedicada a ajudar as redações a entenderem se estão aptas a criar e operar o seu programa.

Resultados

. Identificar o que falta para a redação lançar um programa de membros

. Ser assertivo e capaz de operar a construção de um programa de membros

. Realizar um programa de membros que consiga alcançar as metas estabelecidas de valores arrecadados  

Como medir

. Respondendo as nove perguntas elencadas pelo guia do Membership Puzzle Project

. Valor arrecadado do programa de membros

Passo a passo

Respondendo perguntas. O guia do Membership Puzzle Project elenca nove perguntas que devem ser respondidas para definir se uma redação está pronta para lançar um programa de membros. 

  1. Temos uma audiência de membros fiéis?
  2. Estamos confortáveis ​​em oferecer participação e transparência?
  3. Como apresentar um programa de membros ao nosso público?
  4. Sabemos quem são nossos membros em potencial?
  5. Temos uma equipe pronta para apoiar os membros?
  6. Sabemos como testar nossas ideias e iterar, ou seja, repetir mais de uma vez, a aplicação dessa ideia?
  7. Podemos pensar como profissionais de marketing digital?
  8. Recursos tecnológicos podem auxiliar um programa de membros?
  9. Definimos metas de engajamento e receita?

O guia traz um detalhamento do que significa cada uma dessas perguntas. Elencamos abaixo as principais lições trazidas pelo material.

Conheça o seu público. Para lançar um programa de membros, a redação precisa conhecer ou estar disposta a conhecer o seu público. Isso inclui saber a forma como ele acessa o seu conteúdo, qual a situação econômica dele, entre outros dados.

Audiência fiel. Segundo o guia, a atenção e o hábito precisam estar combinados para gerar fidelidade, por isso você precisa criar experiências dignas de atenção do seu público, com regularidade, para que seja estabelecido um hábito. O guia recomenda que a redação faça uma combinação de pesquisas para saber as intenções do seu público.

Transparência. Ter um programa de membros significa ampliar a transparência e a participação do público. Ser transparente significa “ser aberto sobre os erros que você comete, os desafios que enfrenta e quando você precisa de ajuda”, diz o guia.

Proposta de valor. Para fazer um programa de membros, segundo o guia, é importante definir e conseguir explicar de forma sucinta para o seu público qual é a proposta de valor da sua organização. 

Não há uma fórmula. Não há uma fórmula que se adapte a todas as redações para implementar um programa de membros, por isso a redação precisa ter capacidade de testar, aprender e replicar os conhecimentos. No Redação Aberta e nas formações da Énois, a responsável pelo programa de membros do The Intercept Brasil contou por exemplo como usa inclusive as críticas à abordagem da redação por e-mail para dialogar com o público e captar novos apoiadores.

Busque informação e referências. É importante conhecer outras redações que implementaram programas de membros. Alguns exemplos são o The Intercept Brasil e a Revista AzMina, aqui no Brasil, que já compartilharam suas experiências em formações realizadas pela Énois. Na Énois, também fizemos um Redação Aberta, com o Plural e o Intercept Brasil, sobre o tema. Para saber mais e se aprofundar nesta questão, você pode acessar uma seção dedicada a responder a essas perguntas elencadas acima do guia do Membership Puzzle Project, em português

Link

Como saber se você está pronto para um programa de membros – The Membership Puzzle Project – material traduzido e lançado pelo Insper em português 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content