Como montar um grupo de foco diverso dentro das redações

Objetivo

  • Explicar como criar técnicas para conseguir se aproximar de públicos menos representados pela mídia
  • Criação de um grupo de escuta e pesquisa comunitária para entender melhor quem é o público que lê e acompanha as notícias da redação
  • Aumentar a inclusão e diversidade dentro de pautas e criação de projetos 

Referência

O The Local News Lab é um laboratório de experimento de jornalismo e inovação comunitário. Em 2016, foi patrocinado pela Democracy Fund e busca oferecer informações, pesquisas e reflexões de materiais que beneficiem o jornalismo comunitário. 

Entre os produtos criados, o The Local News Lab oferece guias de boas práticas dentro das redações. Junto de outras parcerias, o Lab publicou um guia para fornecer um passo a passo de como as redações podem realizar grupos de pesquisa para entender melhor o público que acompanha as notícias locais. 

Resultados

  • Compreensão de como o comportamento da audiência se relaciona com os resultados das métricas analisadas na redação
  • Crescimento de geração de dados qualitativos, insights e discussões dentro das redações 
  • Maior entendimento de quem é o público-alvo e de como as matérias produzidas afetam o cotidiano dessas pessoas 
  • Desenvolvimento de novos produtos editoriais e estratégias, após realização de entrevistas e pesquisas 
  • Aumento de identificação da comunidade dentro do material e produtos produzidos 
  • Quebra de olhar vicioso da equipe jornalística referente a um tema ou pauta 
  • Aumento do relacionamento entre os leitores e a redação 

Como Medir

> Medir os resultados das métricas usadas na redação antes e depois da análise do grupo focal 

>  Colher feedback de satisfação do conteúdo antes e após seis meses da realização do grupo

>Aumento de engajamento do público na leitura da notícia ou por meio de redes sociais

Passo a Passo

Crie um guia de grupo focal resumindo o que se busca com a ação e o que se espera como resultado.

Escreva perguntas de fácil entendimento e abertas.

Estipule o tempo a ser gasto em cada questão.

Defina metas dentro do próprio guia, para a pesquisa do projeto e os resultados desejados.

Compartilhe o questionário com outros parceiros (jornalistas, acadêmicos ou produtores).

Receba feedbacks para ter certeza que o guia reflete preocupações e perguntas de todos os participantes e parceiros. 

Defina o público que se quer escutar dentro do grupo focal, exemplo: Leitores atuais, idosos, jovens da comunidade local, etc. 

Entenda quem é o grupo que irá fazer parte da pesquisa e publique o recrutamento de uma forma profissional dentro de ambientes que fazem parte da realidade desses indivíduos. Exemplo: Colocar avisos não apenas de forma online, mas também em restaurantes locais e centros comunitários. Para evitar uma escolha tendenciosa, a chamada pode ser realizada até em lugares aleatórios. 

Ofereça um incentivo em dinheiro ou prêmios para gerar um incentivo de participação e comprometimento. 

Contate participantes pessoalmente. Converse pessoalmente, via e-mail ou por telefone (e evite chamar o participante caso perceba que a pessoa tem o perfil de comando, já que isso pode causar efeitos perigosos dentro da dinâmica do grupo).

Após coleta de dados, selecione quem irá participar do grupo focal.

No Dia

  • Prepare a sala para receber os participantes com os nomes deles em um ambiente acolhedor. 
  • Tenha um moderador e alguém para recebê-los. 
  • Terminar a pesquisa com alguma recompensa para cada pessoa envolvida. 

Links úteis

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