Objetivo
- Mostrar um passo a passo de como criar novos produtos mesmo com uma equipe reduzida
- Busca de aumento de patrocínio e parceiros para projetos externos
- Aumentar a proximidade do público ao se identificarem com o material produzido
Referência
Fundado em 1975, O Instituto Poynter é uma escola de jornalismo e organização sem fins lucrativos localizada em São Petersburgo, na Flórida. Além de publicar matérias, Poynter também realiza workshops e pesquisas relacionadas ao futuro da comunicação, tecnologia e jornalismo colaborativo.
Resultados
- Publicação de materiais mais criativos e inovadores
- Aumento de engajamento com a audiência uma vez que a matéria vista como um projeto acaba sendo mais detalhada e aperfeiçoada
- Criação de novos produtos dentro de pequenas redações
- Maior engajamento entre os jornalistas dentro do ambiente de trabalho
Passo a passo
Inspire-se. Encontre algum tema que você e a sua equipe tenha paixão. Esse é provavelmente o passo mais fácil. Encontre algo que faça sentido para a sua comunidade e que você goste. Pode-se inspirar em outros materiais, porém, adapte a linguagem e o estilo para o seu público.
Resuma. Faça um planejamento e enxugue o máximo de conteúdo que você conseguir sobre o tema. Qual é a essência do seu projeto? É uma narrativa? Uma apresentação de slides em áudio? Um documentário?
Consuma. Olhe para o seu projeto como alguém da audiência. Note, qual é o melhor jeito do consumidor entender o seu projeto? Qual é a melhor plataforma e recursos para serem utilizados? Como posso fazer o projeto que tenho em mente com as ferramentas que tenho ao meu alcance?
Sem exagero. Não prometa nada para o seu editor ou diretor que não consiga realizar. Comece com a ideia de um jeito básico e veja como pode desenvolver isso após a primeira etapa (e talvez única) ficar pronta.
Custo baixo. Não pare o seu projeto por causa de alguma ferramenta que a sua redação não pode arcar. Pense em alternativas como algum software ou app gratuito, papel, caneta ou qualquer outra coisa. Só não desista.
Teste. Peça para a sua familia, amigos, parentes te contarem o que eles acham do seu materia e ideial. Pergutem se eles conseguem entender a proposta do seu projeto. O objetivo é chegar a um ponto de estar perto do que você imaginou e do que o público vai querer. Esteja preparada para que sua visão e meta mudem à medida que trabalha no processo de criação.
Feedback. Após publicar, explique o projeto para o seu público e diga a eles o que você espera que eles aprendam. Pergunte a eles o que eles pensam e se eles se identificam com o material. Converse com seu gerente e veja se é possível um financiamento para continuar com o seu projeto. Se você tiver comentários do seu público que ajudariam no seu argumento, use. E depois de ter autorização para continuar, tente aperfeiçoar o seu material. Como na maioria das coisas, quanto mais você pratica, mais fácil e melhor vai ficar.