Como fazer para informação chegar ao seu público

Tempo de leitura: 2 minutos
Objetivo
  • Fazer o conteúdo chegar ao seu público, isto é, a quem precisa e você quer servir
  • Melhorar o alcance e o resultado/impacto dos conteúdos produzidos
  • Criar uma relação sustentável, de lealdade e engajamento com a audiência
Referência

A distribuição de conteúdo é um assunto que muitas vezes é negligenciado nas redações por falta de tempo, estratégia ou equipe. Na Énois, a gente entende que pensar o jornalismo a partir da distribuição é priorizar as necessidades de informação do público que queremos atender. Por isso, há a experimentação de várias formas de como fazer para informação chegar ao seu público, desde distribuição de conteúdos por uma biblioteca no WhatsApp, passando por rodas de escuta coletiva dos episódios, debate em saraus das quebrada, produção de guias, lambe-lambe e carro de som (em parceria com a Agência Mural).

Resultados
  • Atuação em rede para distribuir conteúdos
  • Fazer a informação chegar a quem o meio quer se relacionar e servir, considerando as necessidades e diferenças deles
  • Inovação em formatos e canais de distribuição
  • Expandir a bolha e alcançar novos veículos de comunicação e pessoas
  • Criação de relacionamento e engajamento com a audiência
Como medir 
  • Quantidade e qualidade dos feedbacks da audiência
  • Medir o alcance das publicações 
  • Quantidade de parcerias realizadas
Passo a Passo

Identificar lideranças. Defina 5 perfis de pessoas que são foco de distribuição no seu território. Ex: Lideranças locais, radialistas locais, o motorista do caminhão do ovo, a cabeleireira do bairro, o professor da escola pública…

Contato com as pessoas. Como você faz para entrar em contato com as lideranças? Pense nas maneiras para contatar e começar uma conversa com essas pessoas. Por exemplo, via WhatsApp, no boca a boca, ligação de voz, com zines e mídias impressas.

Pense no território. Qual o tipo de conteúdo ou formato que é comum para as pessoas aí na sua quebrada? Observe qual a linguagem mais usada para as pessoas se falarem e quais assuntos geram mais dúvidas. Planejar o jeito que você vai falar, o que você vai informar e que objetivo quer alcançar com a informação é um passo importante para conseguir chegar ao seu público.

Crie laços. Depois de entregar uma informação, não perca contato com o seu público. Procure saber o que ele achou da produção, se deu para entender a informação que você passou, se tem outras dúvidas na sua quebrada que você poderia responder.

Avalie o seu trampo. É importante saber se seu objetivo está sendo cumprido. Que tipo de informações você precisa ter para saber se o seu projeto está fazendo sentido para as pessoas a quem ele se destina? Quais são as perguntas que precisa fazer para seu público? O que e como você precisa registrar o processo para analisar depois?

Links

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content