Como criar uma cultura de voluntariado dentro da redação

Objetivo

  • Apoiar projetos da comunidade local
  • Mostrar como criar trabalhos voluntários que engajem a comunidade e a equipe interna de um veículo de comunicação 
  • Maior confiança da comunidade e interesse dos jornalistas em conhecerem o território que cobrem 
  • Como criar uma cultura de transparência e com objetivos sustentáveis 

Referência

O Financial Times é um jornal com ênfase em economia que foi fundado em 1888, em Londres, Reino Unido. Anualmente, a equipe do jornal seleciona uma instituição de caridade para ser coberta pelo jornalistas. Desde 2016, por meio de divulgações, matérias, treinamentos e eventos já foram arrecadados cerca de £ 17 milhões para as organizações parceiras do Financial Times.

Como parte da cultura da empresa, o Financial incentiva os funcionários a fazerem parte de projetos voluntários com as organizações que eles cobrem. Além disso, oferece-se anualmente dois dias pagos para todos que quiserem fazer parte de campanhas e eventos com as comunidades. 

Resultados

  • Humanização da empresa e dos funcionários 
  • Criação de um sentimento de pertencimento junto ao território que o jornal atua
  • Maior engajamento e confiança da comunidade com os jornalistas após realização de trabalhos voluntários e diálogos 
  • Oportunidades para desenvolvimento de novos produtos e parcerias 

Como Medir:

> Medir popularidade da empresa com os parceiros e comunidade local antes e após seis meses de projeto 

> Coletar feedback de satisfação da equipe

Passo a passo 

Planejamento. Entender que a busca por uma marca mais sustentável e próxima à comunidade não é um trabalho criado em 24 horas e nem um ano. Junto da direção e do RH da empresa, planeje uma estratégia que deve ser seguida a longo prazo.

Todos. Inclua a opinião de todos da sua empresa dentro dessa ação, incluindo terceiros e parceiros.

Escolha. As ações voluntárias devem ser promovidas no dia a dia, deve virar uma cultura, dentro da redação. Porém, deixe claro que nada irá mudar caso algum membro opte por não se envolver dentro das ações. 

Parceiros. Encontre organizações que alinhem com a cultura da empresa. Deixe claro o que os colaboradores esperam e o que vocês podem oferecer. Realize reuniões periódicas com os parceiros para acompanhar o desenvolvimento do trabalho e se aproximar da comunidade. 

Incentive. Dê apoio e nomeie, caso seja necessário, líderes dentro de cada ação que criar. Faça um follow-up com esses líderes e times e confira o que eles estão aprendendo durante o processo.

Transparência. Seja claro com os seus dados e deixe isso aberto para o público de fora conhecer as suas ações e metas sustentáveis. 

Links

https://aboutus.ft.com/en-gb/social-responsibility/

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