Como criar um podcast para combate da desinformação

Tempo de leitura: < 1 minuto

Objetivo

  • Produzir um material que atenda a realidade da população
  • Diálogo e combate de fake news 
  • Maior engajamento da comunidade 
  • Ressaltar informações locais que por vezes não são mostradas em grandes veículos 
  • Aprender a como criar um podcast diário

Referência

A Agência Mural é uma iniciativa que tem como objetivo produzir informações e minimizar os estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo. Nascida em 2010, a agência conta atualmente com cerca de 100 colaboradores e em março de 2020 lançou um podcast diário chamado Em Quarentena, que visa levar informações sobre a pandemia para quem vive nas periferias. 

O podcast é publicado de segunda a sexta, “com vozes diversas” e comenta “o que tá pegando nas periferias”. Além de desmentir boatos, viaja pelas quebradas do Brasil e ainda dá dicas culturais para fazer em casa. O material está no streaming e também é distribuído por aplicativos de mensagem. A experiência deles mostra como criar um podcast de sucesso e focado na audiência.

Resultados

  • Com conteúdo de segunda a sexta-feira, mais de 65 episódios criados até julho de 2020
  • Aumento de engajamento com o público 
  • Reconhecimento internacional pela iniciativa 
  • Crescimento do apoio de empresas externas e colaboradores 
  • Diminuição da desinformação em áreas periféricas de São Paulo relacionado ao Coronavírus 

Passo a passo 

Estruture a equipe. Quem vai cuidar do quê dentro do projeto?

Desenhe o roteiro de forma curta, dinâmica e de acordo com o perfil do público.

Converse com especialistas para realizar brainstorm e recolher dicas. 

Mapeie como divulgar o podcast (Whatsapp, Spotify e IGTV, por exemplo).

Reúna e deixe um canal aberto para residentes da comunidade enviarem feedback e sugestões de pautas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content