Como as redações podem começar a tomar decisões por meio de dados

Objetivo

  • Mostrar como usar dados e pesquisas dentro das redações de uma maneira simples
  • Exemplificar estratégias para medir dados
  • Aumento de engajamento
  • Diminuição de gastos e energia em plataformas ou canais que não apresentam retorno

Referência

O Membership Puzzle Project é um projeto de pesquisa financiado por Knight Foundation, Luminate e Democracy Fund administrado colaborativamente pela Universidade de Nova York (NYU) e pela plataforma de jornalismo holandesa De Correspondent.

O projeto investiga maneiras em que organizações jornalísticas estão otimizando as notícias para assim conseguir resgatar a confiança do leitor. Além disso, também se estuda características de programas de associação (membership) dentro de plataformas de jornalismo. Em 2020, a organização divulgou um resumo de como redações enxutas podem trabalhar com dados e alcançar resultados melhores.

Resultados

  • Minimização do tempo e investimento em plataformas de mídias pagas.
  • Maior entendimento do público alvo
  • Investimento em pesquisas e publicações de forma mais assertiva 
  • Audiência segmentada 
  • Maior retenção de usuários pagos dentro da plataforma 

Como Medir:

> Por meio de dados quantitativos e qualitativos

> Medindo o número de assinantes e leitores antes e depois dos testes e pesquisas

Passo a Passo 

Descubra. Para começar, descreva as perguntas que você tem sobre seu público. Isso ajudará você a descobrir quais dados rastrear. Pense qual é a pergunta que você tem sobre seu público e quais dados ajudarão você a respondê-la. 

Liste. Confira todos os lugares dos quais você pode coletar esses dados. Quais são os possíveis locais em que os usuários podem se inscrever para se tornar um membro do seu portal? Pense no seu site, boletins, contas de mídia sociais e até eventos (incluindo apresentações online). Tudo o que você precisa é de uma planilha na qual cada ponto de entrada consiga ser medido agrupado por diferentes canais. 

Apenas um. Após desenvolver a sua pesquisa (pode ser no Google Forms ou impressa, por exemplo) com perguntas chaves, escolhido um lugar para coletar os dados, não se esqueça de apenas usar uma estratégia de cada vez para cada teste. Ou seja, ao realizar um teste, é importante lembrar de introduzir apenas uma variável de cada vez, para que você possa entender quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser aprimoradas – e não realizar duas ou mais  pesquisas com diferentes perguntas e públicos alvos.

Rotina. Desenvolva um calendário regular para revisar seus resultados e confira a audiência vinda de cada um dos seus canais.

Avalie. Observe o que funcionou e o que não funcionou e edite sua estratégia de acordo. Ao analisar os dados, concentre-se não apenas nas fontes. Mas também nas campanhas e frases de ação dentro do projeto. Assim como na parte inferior do site, nos botões do seu portal e se pergunte: existe algum padrão para essa estratégia estar com baixo desempenho? Antes de descartá-los como um fracasso, há algo que você possa tentar ajustar? 

Relacionamento. Mantenha um relacionamento com o seu assinante ou leitor desde a porta da entrada, por e-mails, no dia a dia (com pesquisas curtas e pontuais) até na saída por meio de um formulário de satisfação ou estudo.

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