Como apoiar o jornalismo local

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

  • Criação de um núcleo focado no jornalismo local
  • Mostrar como apoiar a informação dentro de um território específico 
  • Referência de ações que fortalecem o jornalismo comunitário 

Referência

O Colorado Media Project é uma iniciativa comunitária feita pelos cidadãos do Estado do Colorado, nos EUA, no qual os envolvidos produzem notícias e informações locais da região. O hub é feito por estudantes, empresários, jornalistas e líderes de diferentes interesses. O projeto utiliza de recursos nacionais e também territoriais para apoiar notícias feitas por diferentes agências locais. Se oferece treinamentos, financiamentos e um programa nomeado como “ “três C’s” – Capacidade, Colaboração e Comunidade” – quem tem o objetivo de melhorar notícias e informações para diversas comunidades do Colorado. 

Resultados

  • Apoio de mais de dez projetos locais com envolvimento de parceiros vindos de diversos setores
  • Parcerias de empresas e colaboradores externos
  • Aumento da visibilidade do território entre outras mídias e empresas nacionais
  • Fortalecimento da confiança e da aproximação com a comunidade local
  • Crescimento do engajamento entre os próprios moradores da região 
  • Maior entendimento dos problemas locais que antes não eram citados por outros veículos 

Como Medir:

> Métricas de satisfação internas e externas por meio de pesquisas online e offline 

> Acompanhamento do número de problemas expostos e resolvidos após as materiais e projetos desenvolvidos 

> Número de parceiros e colaboradores 

Passo a passo 

Capacidade – Desenvolvimento de treinamentos com agências locais de dentro da comunidade

  1. Mapeamento de veículos e líderes que cobrem notícias locais
  2. Abertura de inscrições para jornalistas e agências que trabalham com a comunicação e informação territorial 
  3. Criação de treinamentos que abordem temas como modelo de negócios, planejamento e variadas áreas do jornalismo.  

Colaboração – Ações e diálogos que aproximem diversos veículos que cobrem o mesmo território

  1. Brainstorming com a comunidade e/ou redação sobre o assunto
  2. Criação de encontros com representantes e profissionais que cobrem o jornalismo local
  3. Promoção de conversas que quebrem a competitividade entre agências e indivíduos que cobrem a informação de forma séria dentro da comunidade 
  4. Coleta de feedback após cada encontro

Comunidade

  • Antes de realizar o evento, entenda qual o local e horário que irá abrigar de uma forma melhor a comunidade
  • Organização de eventos que unam jornalistas e líderes com residentes da comunidade
  • Coleta de feedback após cada encontro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content