Cinco lições sobre o poder em colaborações no jornalismo

Objetivo

  • Mostrar a colaboração com poder de forma descentralizada
  • Unir jornalistas e a comunidade 
  • Engajar os leitores com a causa discutida na matéria 

Referência

O “Collaborative Journalism Summit” tem sido visto como um evento exemplo para a mídia colaborativa, jornalistas e pesquisadores se aprofundarem em apuração de dados para impactar a indústria por meio de projetos e networking. Em 2020, devido à COVID-19, o evento foi feito de forma online, via Zoom, com mais de 750 pessoas reunidas.

A pandemia mostrou a necessidade da colaboração no jornalismo. Consequentemente, isso também destaca a importância da construção de colaboração igualitárias e saudáveis, reconhecendo a realidade da COVID-19 em cada comunidade de formas distintas. 

Por isso, em 2020 os participantes do Collaborative Journalism Summit compartilharam ideias e boas práticas para a colaboração dentro do jornalismo.

Resultados

  • Aumento de feedback e dados do poder público após as parcerias terem sido estabelecidas 
  • Melhor comunicação, não apenas com parceiros, mas também internamente 
  • Crescimento do interesse de pessoas e comunidades em se tornar colaboradores, e consequentemente aumento da popularidade do nome do veículo 
  • Novas ideias de pautas e produtos
  • Maior entendimento das necessidades dos leitores e seguidores 

Como Medir

>Coleta constante de feedback da comunidade e como eles notaram a mudança

> Indicação de aumento de engajamento cívico e um maior senso de pertencimento à comunidade no veículo

> Número de visibilidade e audiência dos materiais publicados 

Passo a passo 

  • Pense. Antes de começar atirando para todos os lados, reflita sobre as seguintes questões:
  1. O que você precisa saber dos seus futuros parceiros e o que eles precisam saber de você?
  2. Quem é a comunidade que você quer atingir com essa parceria?
  3. O que essa colaboração vai trazer para você? 
  4. Quem são as pessoas envolvidas nesse tema? 
  5. Qual o principal objetivo dessa parceria?
  • Confiança. Realize reuniões para conhecer de forma mais próxima quem serão os seus colaboradores. Prepare uma sala ou ambiente para recebê-los e faça anotações das expectativas e receios dessa parceria para os dois lados.
  • Rotina. Coloque ações colaborativas dentro do seu fluxo de trabalho. Uma colaboração será mais impactante quando colocamos a comunidade dentro do cotidiano do nosso trabalho. Reúna o seu time, converse com todos (independente da experiência) sobre a importância da colaboração da comunidade e de outros veículos dentro da redação. Faça um brainstorming com todos e alinhe os objetivos das parcerias que irão surgir. 
  • Escute. Além de pesquisas online, saia e pergunte quais assuntos a comunidade que você pauta sente falta de ouvir. Por meio desses comentários, planeje que parcerias poderiam surgir a partir disso. 
  • Duas mãos. Antes de iniciar uma parceria, tenha certeza que os objetivos e deveres estão alinhados. Peça para os parceiros interessados enviarem uma proposta explicando como os dois lados podem futuramente trabalhar juntos. 
  • Mira. Faça reuniões frequentes com os seus colaboradores para ter certeza que a voz transmitida pelos dois lados está mirando na mesma direção. 

Links

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content